Zerozero
·26 de novembro de 2025
De volta ao topo: Roma de Gasperini quebra dez anos de jejum na Serie A

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·26 de novembro de 2025

Após vencer (3-1) na receção à Cremonese - e face ao resultado do dérbi de Milão -, a Roma encontra-se, atualmente, na liderança isolada da Serie A. Este feito pode parecer pouco importante, tendo em conta que o campeonato está ainda numa fase inicial, mas representa um marco assinalável, já que a equipa da capital não liderava de forma isolada há dez anos.
Para encontrar igual, é necessário recuar até à edição 2015/16 da liga italiana. Nesse ano - mais concretamente, à passagem da décima jornada -, uma vitória por 3-1 frente à Udinese atirou os romanos para o topo - sem concorrência, diga-se. Isto porque Fiorentina, Napoli e Inter seguiam na corrida, mas com dois pontos a menos.
Daí em diante, a vista do topo também foi aparecendo, mas sempre com 'vizinhos' a acompanhar. Em 2016/17, a Roma liderou na primeira jornada ao lado de oito outras equipas, enquanto em 2021/22 foi líder no arranque de época, mas sempre acompanhada por Milan e Napoli.
A última experiência como líder foi em 2022/23, na quarta jornada, quando dividiu o topo ao lado da Atalanta - então orientada por Gasperini.
Na última temporada, a conjunto de Roma terminou a prestação na Série A como quinto classificado - a melhor marca desde 2019/20. Ainda assim, a época ficou marcado por diversos momentos conturbados, com várias mudanças e dilemas.
Ivan Juric arrancou ao leme dos romanos, tendo alcançado cinco derrotas em 12 jogos. Depois, Daniele De Rossi assumiu, mas também só durou quatro jornadas. Por último, Claudio Ranieri regressou da reforma para guiar a Roma até a um vaga na Liga dos Campeões.
Gasperini, por outro lado, vem de um trabalho muito longo em Bérgamo. Naquela temporada de 2015/16, que repreenta a última liderança romanista, o treinador comandava o Genoa, na sua última passagem antes de assumir a Atalanta. Depois disso, foram nove temporadas consecutivas no emblema orobici.
Apesar de ter conquistado uma Liga Conferência em 2021/22, sob o comando de José Mourinho, a Roma não tem um título de expressão nacional desde a Copa da Itália, na temporada 2007/08, e o seu último título da Série A foi em 2000/01.
Será este um ano de mudanças, mas no capítulo dos troféus?









































