MKT Esportivo
·30 de janeiro de 2025
In partnership with
Yahoo sportsMKT Esportivo
·30 de janeiro de 2025
Após caso de racismo no clássico contra o Athletico, no último sábado (25), o Coritiba anunciou uma série de iniciativas antirracismo com o apoio da Reals, sua patrocinadora máster.
Nesta quinta-feira (30), o Coxa entrará em campo para enfrentar o Andraus, pela 6ª rodada do Campeonato Paranaense, às 20h, com a mensagem “Racistas não são bem-vindos no Couto” no espaço mais nobre da camisa. Além dos jogadores, o mascote Vovô Coxa também entrará em campo vestindo a camisa com a mesma mensagem no espaço cedido pela patrocinadora.
No sábado passado, um torcedor do Coritiba proferiu ofensas racistas ao zagueiro Léo, do Athletico, logo após a expulsão do jogador no clássico entre as duas equipes. Léo registrou boletim de ocorrência na segunda-feira (27) contra o racista, que foi identificado pela polícia.
“O Coritiba se compromete a ser um clube cada vez mais atento e atuante na luta contra o racismo. A mensagem na camisa hoje é importante, mas será ainda mais relevante o Coritiba usar sua força para que a mensagem antirracista encontre cada vez mais um número maior de pessoas. O futebol e qualquer outro ambiente deve ser um espaço de paixão, união e respeito – e no Couto Pereira, não há lugar para racismo e nem qualquer outro tipo de discriminação”, disse Gabriel Lima, CEO do Coritiba.
“A Reals reforça o seu compromisso de combate ao racismo e à discriminação. Está na hora de causar mudanças em nosso entorno e colocar um ponto final neste tipo de situação. Nós, como uma marca que conversa diariamente com milhares de pessoas, sabemos que podemos trabalhar em prol da conscientização da sociedade, principalmente dos torcedores. A rivalidade fica de lado e nos unimos, porque o racismo é crime e a luta é de todos nós”, destaca Rafael Borges, Country Manager da Reals.
As camisas utilizadas pelos jogadores nesta partida serão higienizadas, autografadas e posteriormente levadas à leilão, sendo todo o valor obtido revertido diretamente para entidades que trabalham a conscientização e luta contra a discriminação racial, promovem a cultura negra e lutam contra o racismo em nossa sociedade. São elas: a Coral Negro de Curitiba e o Centro Cultural Humaitá.
Vale lembrar que é a segunda vez que a Reals cede o seu lugar na camisa do clube, com quem acaba de renovar contrato por mais uma temporada, para dar visibilidade a causas sociais. A primeira foi uma ação em prol do Dia Internacional da Mulher, em março de 2024, quando o nome da empresa cedeu espaço para a frase “Respeita as Gurias”.