Em situação delicada, Suécia demite um técnico pela primeira vez | OneFootball

Em situação delicada, Suécia demite um técnico pela primeira vez | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Esporte News Mundo

Esporte News Mundo

·14 de outubro de 2025

Em situação delicada, Suécia demite um técnico pela primeira vez

Imagem do artigo:Em situação delicada, Suécia demite um técnico pela primeira vez

— Continua depois da publicidade —

Após ficar em uma situação extremamente delicada nas Eliminatórias Europeias, a Suécia demitiu Jon Dahl Tomasson nesta terça-feira (14). Por conta disso, essa se tornou a primeira demissão da história de um técnico da seleção do país.


Vídeos OneFootball


O ex-atacante, ídolo da Dinamarca, maior rival, se tornou o primeiro técnico estrangeiro a comandar a seleção sueca e teve a missão de voltar a classificar os suecos para competições, mas foi o contrário que aconteceu. Os escandinavos se encontram na última colocação do Grupo B com apenas um ponto e só podem se classificar para os playoffs.

Por meio de um comunicado, Simon Åström, presidente da federação sueca, explicou que a decisão foi tomada pelos resultados que não foram entregues pelo técnico dinamarquês.

“A decisão tomada pela diretoria da federação se baseia no fato de que a seleção masculina não entregou os resultados que esperávamos”, afirmou Simon Åström, por meio de um comunicado.

Além disso, ele ainda complementou que a Suécia ainda tem chances de disputar a repescagem europeia e que é responsabilidade da federação fazer com que a seleção tenha as melhores condições para fazer isso. Ele ainda disse que os suecos ainda terão um novo técnico.

“Ainda há uma chance de disputar os playoffs em março, e nossa responsabilidade é garantir as melhores condições possíveis para alcançar essa vaga. Avaliamos que uma nova liderança é necessária, na forma de um novo treinador”, explicou.

Imagem do artigo:Em situação delicada, Suécia demite um técnico pela primeira vez

Jon Dahl Tomasson foi demitido da Suécia (Foto: Michael Campanella/Getty Images)

Tomasson assumiu o cargo em fevereiro do ano passado e começou bem no cargo, apesar de ter perdido três dos quatro primeiros amistosos no comando. No entanto, ele reverteu isso com uma campanha forte na Liga das Nações, que viu a Suécia ser promovida em primeiro para a Liga B.

No entanto, a Suécia não faz uma boa campanha nas Eliminatórias Europeias até agora, somando apenas um ponto até agora. Os suecos ocupam a lanterna do Grupo B após duas derrotas para o Kosovo e uma para a Suíça, mas ainda têm chances de ir para a repescagem.

Saiba mais sobre o veículo