MundoBola Flamengo
·28 de outubro de 2025
Ex-Flamengo inicia em nova profissão na base do Cuiabá

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·28 de outubro de 2025

Ex-lateral com passagem pelo Flamengo, Júlio César foi contratado pelo Cuiabá para desempenhar uma nova função na carreira: treinador de fundamentos das categorias de base. Junto aos jovens do clube, o ex-atleta terá a função de auxiliar o desenvolvimento técnico dos jogadores, entre outras atribuições.
Desde que encerrou a carreira dentro das quatro linhas, onde defendeu os quatro grandes do Rio de Janeiro, Júlio César se dedica a atuar na área. Fez o curso da CBF Academy e já conquistou a Licença A, além de ter estudado para atuar como gestor de futebol.
Após passagens por Boavista, America e Bangu, o ex-jogador deixou a função de auxiliar-técnico para iniciar na nova função nas categorias de base do Cuiabá. A informação foi publicada inicialmente pelo "ge".
Júlio César chega para implementar o PDI Técnico no Cuiabá. PDI significa Plano de Desenvolvimento Individual, algo que surgiu com a ideia de observar as necessidades de cada atleta de forma individual. Isso contempla uma série de objetivos que devem ser cumpridos por cada um, de forma diferenciada e sempre com acompanhamento.
"A coordenação do PDI é o programa de desenvolvimento individual do atleta na parte técnica. Alguns clubes já estão fazendo isso, como Palmeiras e Flamengo. O Cuiabá está saindo muito na frente ao implementar o PDI técnico. Acredito que vai ser uma função que vai crescer no futebol brasileiro, principalmente pela pressão sobre a base. Precisamos trabalhar mais a parte técnica, que sempre foi o forte do nosso futebol", disse Júlio César ao veículo.
Atualmente, o Cuiabá ocupa a nona colocação da Série B do Brasileirão e está a cinco pontos do Goiás, quarto colocado, último a garantir o acesso à Série A. Com 34 jogos disputados, a competição ainda reserva quatro partidas e 12 pontos em jogo.
Revelado na base do Bangu, Júlio César defendeu o Flamengo em uma época bem mais complicada na história do clube. O lateral chegou à Gávea em 2003, mas só jogou 19 vezes e foi embora no ano seguinte, emprestado ao Marília. Depois, ainda rodou por Cruzeiro, Náutico, Goiás, Fluminense, Grêmio, Botafogo, Vasco e Boavista.
Apesar do pouco tempo que passou no Flamengo, foi o suficiente para ser coroado campeão carioca de 2004, em final vencida sobre o Vasco. Ainda venceria outros dois, mas por outros times, em 2013 e 2016. Júlio César também foi campeão mineiro (2006), goiano (2009) e da Copa Rio (2017) antes de encerrar a carreira, em 2018.
Ao vivo


Ao vivo


Ao vivo


Ao vivo


Ao vivo

































