Gazeta Esportiva.com
·30 de outubro de 2025
Fator Allianz e confiança em virada: o que joga a favor do Palmeiras em decisão pela Libertadores

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·30 de outubro de 2025

O Palmeiras enfrenta um compromisso complicadíssimo nesta quinta-feira. No jogo de volta da semifinal da Libertadores, o Verdão mede forças contra a LDU, do Equador, e vai em busca da virada. A bola rola às 21h30 (de Brasília), no Allianz Parque.
O Alviverde sabe que precisará “escalar uma montanha” para buscar a classificação, uma vez que perdeu a partida de ida por 3 a 0. Com isso, a equipe palmeirense necessita de uma goleada por 4 a 0 para avançar no tempo normal. Um empate no agregado leva a decisão para os pênaltis.
Embora nunca tenha virado uma eliminatória de Libertadores na Era Abel Ferreira, o Palmeiras se apega em dois principais fatores que podem fazer a diferença no confronto desta quinta-feira: a ‘fortaleza’ Allianz Parque e a confiança na virada.
O Palmeiras tem mostrado sua força em casa nesta temporada, sobretudo na Copa do Libertadores. Como mandante, o Verdão está invicto no torneio continental. São quatro vitórias e um empate em cinco jogos, totalizando 86,6% de aproveitamento, com 12 gols marcados e apenas um sofrido.
A maior goleada do Alviverde nesta edição de Libertadores, inclusive, veio no Allianz Parque. Na última rodada da fase de grupos, a equipe do técnico Abel Ferreira atropelou o Sporting Cristal, do Peru, e goleou por 6 a 0. Estêvão, Flaco López (duas vezes), Veiga, Paulinho e Facundo Torres balançaram as redes.
Já na temporada como um todo, o Palmeiras também apresenta bons números na condição de mandante. Em 31 partidas, o time alviverde conquistou 19 vitórias, sete empates e amargou apenas cinco derrotas, somando um aproveitamento de 68,8%. A equipe teve 56 bolas na rede e sofreu somente 19 gols.
Para além dos números, o apoio da torcida será fundamental para empurrar o Palmeiras na busca pela virada histórica. Segundo parcial divulgada pelo clube, 35 mil ingressos já haviam sido vendidos até a manhã da última quarta-feira, véspera do embate.
Além do fator Allianz Parque, o que também pode pesar a favor do Palmeiras é a confiança demonstrada por comissão técnica, elenco e torcida na virada. Mais de uma vez, o treinador Abel Ferreira disse confiar na capacidade da equipe para reverter o placar desfavorável.
Em coletiva após o jogo de ida, Abel chegou a afirmar que “90 minutos no Allianz Parque é muito tempo”. Já após o empate contra o Cruzeiro, no fim de semana, o comandante voltou a falar sobre a decisão e convocou os torcedores a viverem uma “noite mágica” no palco do duelo.
Alguns jogadores do elenco alviverde também deixaram claro que o Palmeiras pode – e deve – buscar a classificação à final apesar do revés na ida. Piquerez e Giay mantiveram a cabeça erguida, assim como Bruno Fuchs, que também pregou foco na remontada depois do empate contra o Cruzeiro.
“É um outro jogo, de mata-mata. Obviamente que estamos três gols atrás, mas acreditamos. Já falei outras vezes que já conseguimos fazer três gols ou mais recentemente, principalmente aqui dentro de casa, com o apoio da nossa torcida. A gente se apega nisso, na qualidade do nosso grupo. Realmente lá foi um jogo muito ruim, mas a gente acredita. Temos um bom time, um bom treinador. Vamos acreditar e lutar até o fim”, disse o zagueiro.
A torcida alviverde também não desistiu do mata-mata. Muito pelo contrário. Na última quarta-feira, o elenco realizou, no Allianz Parque, o último treino antes do confronto. Torcedores do Verdão se reuniram em frente aos portões do estádio, entoaram cânticos de apoio e estenderam faixas com os dizeres “Lutem sem parar” e “Acreditamos em vocês”.
Ao vivo









































