Portal dos Dragões
·21 de fevereiro de 2026
FC Porto entra como favorito na final four da Taça de Portugal de basquetebol

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·21 de fevereiro de 2026

O FC Porto, campeão nas duas últimas edições, parte como principal favorito para a final a quatro da Taça de Portugal, que se realiza este fim de semana em Albufeira. O Benfica não marcará presença, depois de ter sido afastado nos oitavos de final pelo Sp. Braga. Com 16 troféus conquistados, os dragões iniciam a sua participação nas meias-finais no sábado às 16h00, perante o Galitos.
“As expetativas são boas, sobretudo tendo em conta as últimas quatro jornadas, nas quais mostrámos alguma evolução na maioria das situações. Não espero outra coisa que não seja aumentar os níveis de concentração, de agressividade, de intensidade e de foco naquilo que é importante para nós. Somos os vencedores da Taça de Portugal nos últimos dois anos e queremos mantê-la perto de nós. É para isso que vamos trabalhar”, perspetivou Fernando Sá, técnico portista ao site do clube, antes de olhar para o adversário: “Vai ser um jogo extremamente complicado e é o nosso único objetivo neste momento. É uma equipa muito atlética, muito versátil e que tem tido boas percentagens de lançamento. É muito intensa em termos defensivos e tem um cinco inicial que lhes pode dar vantagens num ou noutro momento e que pode tirar fluidez ao nosso ataque, mas temos trabalhado nesse sentido para que as coisas possam correr bem para nós.”
Do lado do Galitos, o treinador Henrique Pina foi directo: “Chegamos aqui com bastante entusiasmo, ambição e, tal como todos os outros adversários presentes, temos as 25% de hipóteses de vencer”, considerou.
Depois, às 19h00, realiza-se a outra meia-final entre o Sporting e a Oliveirense. Os leões conquistaram esta prova por oito ocasiões, a mais recente em 2021/22, enquanto a Oliveirense soma um triunfo na competição, em 2002/03.
“Esta competição tem toda a importância possível. Nós somos um clube que gosta de ganhar, que trabalha e investe para ganhar títulos e, portanto, tem toda a importância. Estamos muito motivados e interessados em fazer um bom resultado na meia-final para podermos estar presentes na final e discutir o título”, analisou o técnico Luís Magalhães, ao site dos leões, deixando elogios ao adversário: “Frente à Oliveirense esperamos as dificuldades de uma equipa que também quer estar presente na final. As equipas que chegaram à final-four foi por mérito e anseiam ir o mais longe possível, sempre. A Oliveirense no ano passado ganhou um troféu [Taça Hugo dos Santos] e acredito que estejam muito motivados para tentar repetir isso, porque é sempre um bom sabor que fica”.
Relativamente à Oliveirense, o treinador João Figueiredo mostrou confiança: “É um jogo que se ganha nos detalhes, não é um jogo que se ganha no papel, mas sim quem executa melhor. Acreditamos muito no compromisso coletivo dos nossos jogadores, do balneário e no trabalho que fazemos todos os dias”, sublinhou.
Na edição anterior, o FC Porto bateu o Sporting na final por 94-73. Há duas temporadas, os dragões venceram o Benfica na decisão por 81-78.









































