MundoBola
·12 de dezembro de 2025
Flamengo x Pyramids: Fifa repete árbitro da final contra Liverpool em 2019

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·12 de dezembro de 2025

A arbitragem de Flamengo x Pyramids, neste sábado (13), pela semifinal da Copa Intercontinental, será comandada por Abdulrahman Al Jassim. O árbitro catari de 38 anos já apitou um jogo do Mengão no Mundial de Clubes: a final contra o Liverpool em 2019. Agora, comanda a partida que vale vaga decisão contra o PSG.
Abdulrahman Al Jassim possui experiência também em Copa do Mundo e está em evolução no quadro da Fifa às vésperas de um novo Mundial de seleções. Isso aumenta importância de uma boa atuação em Flamengo x Pyramids para a carreira do árbitro. Toda a equipe de arbitragem do jogo será do Catar. Confira:
Árbitro principal e assistentes escalados para Flamengo x Pyramids pelo Intercontinental:
Apesar de possui experiência internacional, o árbitro catari trabalhou apenas uma vez em um Intercontinental ou Mundial de Clubes. Justamente na final de 2019 entre Flamengo e Liverpool, vencida pelos ingleses por 1 a 0 na prorrogação. Na ocasião, o juiz fez uma arbitragem controlada e apresentou apenas três cartões amarelos.
Contudo, foi salvo pelo VAR de cometer um grande erro já nos minutos finais de partida. Al Jassim Abdulrahman assinalou pênalti de Rafinha em Sadio Mané, mas se corrigiu após analisar as imagens do lance e constatar que o carrinho do lateral não acertou o atacante.
Abdulrahman Al Jassim apitou 25 partidas na temporada 2024/25, a grande maioria pela liga do Catar e o restante em torneios internacionais. Ele chama a atenção pela média elevada de cartões por jogo: 5,2. No Brasileirão, por exemplo, os árbitros costumam apresentar menos de três amarelos por partida. Por outro lado, o catari escalado par Flamengo x Pyramids expulsou apenas três jogadores nesse recorte.
A arbitragem não está entre os pontos de atenção do Flamengo antes da semifinal do Intercontinental. Na coletiva desta sexta-feira (12), Filipe Luís destacou os pontos fortes do Pyramids e projetou um duelo difícil para o Rubro-Negro por uma vaga na final.
"É um time muito organizado, com um técnico que conhece esse modelo de jogo. Se defende de forma muito forte, são fisicamente fortes, que cobrem muitos metros do campo. Vimos como é difícil quebrar suas linhas contra o Al Ahli. Sei muito sobre o futebol egípcio, pois joguei com o Salah no Chelsea. O que me chama atenção é a parte física. É difícil de ganhar de um time como esse”, disse.
O Flamengo finalizou a preparação com um único treino com o elenco completo em campo. Filipe Luís afirmou que pode fazer mudanças na escalação para Flamengo x Pyramids diante do pouco tempo de recuperação após a vitória sobre o Cruz Azul.
Ao vivo









































