Zerozero
·08 de fevereiro de 2026
Fuga acanhada à linha de água

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·08 de fevereiro de 2026

Ambas as equipas tinham uma ótima oportunidade de fugir e afastar-se da zona de despromoção, mas Nacional e Casa Pia foram perdulários na finalização e não foram além do nulo.
Motivado pela vitória ante o líder FC Porto (2-1), o Casa Pia visitava a Madeira, para um duelo entre fugitivos da zona de despromoção, ante o Nacional. Fora de portas, debaixo do sol madeirense, os Gansos entraram com uma mentalidade focada na coesão defensiva e foi tentando ser assertivo com bola, criando apenas algum perigo quando esticava o seu jogo pelos extremos e a referência de Cassiano.
Do outro lado, os comandados de Tiago Margarido eram mais positivos com bola e foram conseguindo potenciar diversas vezes os seus alas na construção ofensiva, contrariando a pressão alta dos lisboetas no momento da primeira fase de construção. A partir daí, o seu jogo abria, mas ia faltando alguma calma no último terço, especialmente de nomes como Paulinho Bóia, o que prejudicava a tomada de decisão.
Apesar disso, a verdade é que o Nacional foi mais perigoso na 1ª parte. Tanto através de cruzamentos, onde Chuchu Ramírez se mostrou perigoso entre os centrais - Patrick Sequeira chegou a fazer uma grande defesa -, como na bola parada, onde José Gomes chegou a acertar na barra.
Álvaro Pacheco até foi o primeiro jogo a tentar mexer com o jogo, fazendo entrar (e estrear) ao intervalo João Marques, emprestado pelo SC Braga, mas o jogo demorou alguns minutos a mudar de figura, com o Nacional ainda por cima. No entanto, por volta da hora de jogo, vimos um Casa Pia mais atrevido com bola, finalmente a incorporar mais elementos no ataque, e isso deixou tudo mais aberto e incerto.
Percebendo esse espaço extra que havia no jogo, ambos os treinadores tentaram dar nova velocidade às suas equipas. O Casa Pia foi quem melhor aproveitou e foi tentando contrariar a linha de pressão muito alta do Nacional - por vezes com o último defesa a meio campo. Os Gansos chegaram a ter uma oportunidade enorme pelos pés de Cassiano, que aproveitou um erro na construção para ficar na cara de Kaique, mas faltaram pernas ao avançado e, quando chegou à área, só teve força para um remate fraco.
A ponta final trouxe imprevisibilidade e a velocidade de Clau Mendes - substituto de Cassiano - foi deixando a defesa madeirense em sentido, mas Kaique esteve muito bem entre, e fora, os postes, no controlo da profundidade, e nada desfez o teimoso nulo até final.
(Em atualização)

Onze do Nacional:
Kaique, Alan Nuñez, Léo Santos, Zé Vitor, José Gomes, Matheus Dias, Igor Liziero, Miguel Baeza, Paulinho Bóia, Jesús Ramírez, Gabriel Veron

Onze do Casa Pia AC:
Patrick Sequeira, André Geraldes, João Goulart, Khaly, Gaizka Larrazabal, Rafael Brito, Lawrence Ofori, Abdu Conté, Jérémy Livolant, Cassiano, Tiago Morais
1':

Começou a partida!
12':

Casa Pia AC: Gaizka Larrazabal
foi servido na meia direita e rematou sem grande preparação para defesa a dois tempos de Kaique
14':

Casa Pia AC: Lawrence Ofori
recebeu fora da área, tirou um defesa da frente com classe e rematou por cima
21':

Nacional: Léo Santos
que perigo! O central aventurou-se, subiu e apareceu na área para responder ao cruzamento na direita de Alan Nunez. O cabeceamento saiu ao lado
26':

Nacional: Paulinho Bóia
foi bem servido na meia esquerda, puxou para o pé direito e rematou em arco, mas Sequeira mostrou-se seguro e defendeu
27':

Casa Pia AC: Cassiano
tão perto! Livolant foi desmarcado na esquerda da área e foi à linha de fundo cruzar. Cassiano antecipou-se a Kaique na pequena área e cabeceou por cima
38':

Casa Pia AC: Cassiano
foi servido na esquerda da área, levantou a cabeça e rematou em arco para grande defesa de Kaique
42':

Nacional: Jesús Ramírez
que momento! Cruzamento tenso na direita e Chuchu cabeceou muito bem, mas Sequeira fez uma defesa espetacular
43':

José Gomes (Nacional) remata à barra!!!
O lateral viu a bola sobrar no ar na esquerda da área e, no meio da confusão, rematou, mas acertou em cheio na barra
45 +3':

1ª parte com maior caudal ofensivo do Nacional. O Casa Pia tem dado prioridade ao momento defensivo e só criou algum perigo quando esticou o jogo em Cassiano. Os Gansos foram pressionando alto, mas o Nacional assumiu a posse de bola e foi criando mais e melhores chances, acertando na barra e obrigando Sequeira a boas defesas.
65':

Nacional: Paulinho Bóia
recebeu na meia esquerda, puxou para o pé direito e rematou forte e cruzado. Passou muito perto do poste
75':

Casa Pia AC: Cassiano
que perdida! O Nacional fez um erro enorme na construção e o brasileiro surgiu isolado na cara de Kaique, mas rematou fraco e à figura
81':

Casa Pia AC: Clau Mendes
que desperdício! Osundina foi desmarcado na direita, entrou na área e serviu o colega, que tinha tudo para marcar, mas permitiu a defesa enorme de Kaique. Contudo, havia fora de jogo no arranque da jogada
90 +5':

O árbitro apita para o final da partida
Melhor em campo:

Khaly (CPAC) foi, para a redação do
zerozero
, o melhor jogador em campo. Com o Nacional na maioria do jogo mais ofensivo, o central angolano teve uma exibição exímia e foi conseguindo retirar do jogo Chuchu Ramírez, a grande arma do Nacional.









































