Gazeta Esportiva.com
·08 de dezembro de 2025
Guanaes revela principais desafios no Mirassol e comenta expectativas para 2026: “Fazer melhor”

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·08 de dezembro de 2025

O êxito do Mirassol na temporada de 2025 não foi por acaso. Por trás da campanha de sucesso no Campeonato Brasileiro e da classificação à fase de grupos da Copa Libertadores, há profissionais que trabalharam dia e noite para alcançar os objetivos traçados no início do ano. Um deles é Rafael Guanaes, técnico da equipe do interior paulista.
Muitos colocavam o Mirassol como um dos candidatos ao rebaixamento. No entanto, a equipe provou que não subiu à Série A para brincar e terminou na quarta posição, com 67 pontos — ficando atrás apenas de gigantes como Flamengo, Palmeiras e Cruzeiro. Em entrevista exclusiva à Gazeta Esportiva durante a gravação do Troféu Mesa Redonda, Guanaes revelou quais foram os principais desafios do time do interior.
“Primeiramente, vencer a incredulidade de se sentir à vontade em meio a esse cenário com tantos gigantes e entender que nós poderíamos nos superar com base em muito trabalho, no trabalho em equipe. O Mirassol estava muito bem preparado para disputar a Série A, então isso nos credenciava a fazer um ótimo trabalho. E sempre focamos nisso, em trabalhar bem no nosso dia a dia para performar bem e, a partir da nossa performance, conseguir ter bons resultados”, explicou o treinador.
O técnico ainda exaltou a cultura do Mirassol, que não chegou à Série A por acaso. O clube investiu na infraestrutura e tem à disposição um CT super moderno, que fornece aos atletas todas as ferramentas necessárias para que possam performar bem. Além disso, o ambiente formado é um dos diferenciais da equipe, que não conta com estrelas e não deixa a vaidade entrar no vestiário.
“Esse é o ponto chave [estrutura e lado profissional] que trouxe o clube a poder disputar a primeira divisão e que, mais uma vez, com profissionais bem concentrados naquilo que é a cultura do clube, que é um pensamento de equipe, conseguimos fazer algo extraordinário”, destacou Guanaes.
Em 2026, o Mirassol irá disputar a Copa Libertadores pela primeira vez em sua história. Rafael Guanaes comentou suas expectativas para a competição e para a temporada — afinal de contas, o time do interior paulista também disputará o Campeonato Paulista, o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil.
“A expectativa é que a gente consiga fazer melhor que em 2025 em termos de planejamento, de preparação, e que a gente possa focar muito naquilo que são os pontos de evolução nossos como equipe, dentro e fora de campo. Acredito que o que fizemos em campo em 2025 já não vai ser suficiente para que a gente possa ter bons resultados em 2026. Focar sempre na frente para que a gente possa ser melhor”, destacou.
Para Guanaes, o importante é que o Mirassol mantenha a mesma humildade e o mesmo caminho para conquistar seus objetivos na próxima temporada.
“Não só na minha vida, mas na vida de um time menor do interior de São Paulo, são sempre muitos desafios, passos que precisam ser dados e montanhas que precisam ser escaladas. O importante é como vamos fazer isso, independente do resultado no fim, mas que a gente possa manter aquilo que nos trouxe até aqui”, completou.
Por fim, Rafael Guanaes ainda compartilhou um de seus sonhos para o futuro. O comandante do Mirassol revelou que gostaria de treinar um time europeu em algum momento, mas manteve os pés no chão e pregou foco no atual momento da carreira.
“Sonho sempre grande, em dar os passos. Nesse momento estamos focados em ser melhor com o Mirassol. Depois, a carreira vai se projetar para outros ciclos, outros clubes. Não sei exatamente quando isso, mas trabalhar fora do país é um dos meus sonhos. Mas o foco está no presente, com os pés no chão, entendendo que o desafio é sempre grande e que muito trabalho nos espera pela frente”, concluiu.
Ver esta publicação no Instagram Uma publicação partilhada por Mirassol Futebol Clube (@mirassolfc)









































