Glorioso 1904
·11 de dezembro de 2025
José Neto fez história no Benfica – Napoli e superou lenda dos encarnados

In partnership with
Yahoo sportsGlorioso 1904
·11 de dezembro de 2025

O Sport Lisboa e Benfica viveu uma noite de glória europeia ao bater o Napoli, mas o triunfo por 2-0 ficou marcado por um momento histórico já para lá do tempo regulamentar. José Mourinho decidiu lançar José Neto no relvado aos 90+5 minutos, permitindo que a pérola do Seixal se estreasse na maior montra de clubes do mundo sob um forte aplauso das bancadas.
Esta entrada fulgurante permitiu ao defesa inscrever o seu nome numa lista muito restrita de ícones do Clube. Com 17 anos, sete meses e 21 dias, o esquerdino tornou-se o terceiro jogador mais jovem de sempre a atuar pelas águias na Liga dos Campeões, ficando apenas atrás do recordista José Gomes, lançado em 2016, e do eterno Fernando Chalana, que mantém o segundo posto.
O feito ganha dimensão ao perceber-se que o jovem talento superou uma figura incontornável como António Simões. O antigo campeão europeu, que se estreou na prova milionária em 1962 com 18 anos e um mês, cai assim para o quarto lugar deste ranking de precocidade, vendo a sua marca ser batida pela nova coqueluche da formação encarnada mais de seis décadas depois.
Lembrar que, nas últimas semanas e depois de ter brilhado no Mundial sub-17, José Neto tem dado bastante que falar. O lateral vai ser aposta de José Mourinho nos encarnados, mas conta com alguns dos principais gigantes do futebol europeu interessados na sua contratação, o que pode complicar a vida a Rui Costa.
Perguntas Frequentes sobre José Neto









































