MundoBola Flamengo
·14 de setembro de 2025
Juventude 0x2 Flamengo: Arrascaeta e Royal encerram tabu no Alfredo Jaconi e mantêm vantagem na liderança

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·14 de setembro de 2025
O Flamengo venceu o Juventude por 2 a 0, neste domingo (14), pela 23ª rodada do Brasileirão. Arrascaeta e Royal foram os autores do gols que encerraram tabu de 28 anos do Rubro-Negro no Alfredo Jaconi, além de manter a vantagem do Fla na liderança. A última vitória na casa do time gaúcho havia sido em 1997.
A primeira etapa foi de um cenário já conhecido pelo Flamengo. O time teve o domínio de posse de bola e precisou de paciência para superar uma defesa fechada. Uma estratégia foram os cruzamentos, justamente a maneira que Saúl encontrou Arrascaeta para abrir o placar de cabeça. O 18º gol do uruguaio em 2025.
O retorno do intervalo foi de um time gaúcho tentando avançar as linhas, mas sem grande sucesso. A realidade foi ainda mais espaço para o Flamengo. Após algumas chances, Carrascal fez um cruzamento perfeito para Emerson Royal selar a vitória. Primeiro gol do lateral e primeira assistência do meia com o Manto.
Esse resultado faz o Flamengo chegar 50 pontos e garante a vantagem na liderança do Brasileirão. A distância para o vice é de quatro pontos para o Palmeiras e pode mudar para três, caso o Cruzeiro vença na rodada.
O Juventude tentou armar uma pressão alta inicial, com marcação intensa. Estratégia que rendeu uma boa chance aos 2 minutos, mas logo o Flamengo começou a impor o domínio característico. A partir dos 10 minutos, o Fla começou a ocupar o campo de ataque para trocar passes.
As linhas compactas do Juventude obrigaram o Flamengo a fazer um jogo de paciência em busca de espaços. Samu Lino foi muito acionado no lado esquerdo. E foi com o Camisa 16 a primeira boa chance do jogo: driblou dois marcadores e finalizou para fora de perna esquerda.
Jogada que iniciou o melhor momento rubro-negro em campo. A equipe aumento o ritmo da troca de passes e buscou cruzamentos para ameaçar o rival. Justamente o que aconteceu na jogada que Saúl recebeu na esquerda e fez um cruzamento perfeito para Arrascaeta abrir o placar de cabeça.
O Rubro-Negro ainda teve mais uma grande chance de ampliar antes do intervalo. Danilo lançou Emerson Royal dentro da área, mas o lateral optou pelo cruzamento ao invés do chute. A bola cruzou a área, e a defesa do Juventude afastou. Assim, o primeiro tempo chego ao fim 1 a 0.
A segunda etapa contou com algumas mudanças no cenário da partida. O Flamengo seguiu melhor, com mais posse e troca de passes com mais qualidade. Foi do Mengão, aliás, a melhor chance: Danilo achou ótimo passe para Luiz Araújo dentro da área, mas a finalização do Camisa 7 parou em Jandrei.
A principal diferença foi pela postura do Juventude, que elevou as linhas e deu menos espaço para o Fla. O time gaúcho conseguiu roubar bolas no setor de meio-campo e acelerar em direção ao gol de Rossi. Contudo, com exceção de lances de impedimento, não ameaçou o goleiro argentino.
Com ainda mais espaço para acelerar diante da obrigatoriedade do Juventude de tentar o empate, o Flamengo ampliou o marcador. Aos 42 minutos, Jorge Carrascal acertou um cruzamento na medida para Emerson Royal marcar o primeiro com o Manto Sagrado de cabeça. Tento que selou a vitória em 2 a 0.