Coluna do Fla
·26 de setembro de 2025
Libra se pronuncia após Flamengo entrar com ação judicial e ‘bloquear’ verba do grupo

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·26 de setembro de 2025
Os bastidores do acordo para os direitos de transmissão entre Flamengo, Libra e Globo seguem intensos. Na quarta-feira (24), o Mengão entrou com uma ação judicial em relação à divisão da verba. Nesse sentido, o grupo soltou nota oficial repudiando a atitude do Rubro-Negro.
“A Libra repudia a decisão unilateral e repentina da atual gestão do Flamengo, que moveu ação judicial contra o conjunto de clubes do qual faz parte, bloqueando repasses financeiros consagrados em contrato e desgastando a harmonia do grupo ao questionar acordos já pacificados“, disse a Libra.
O Flamengo entrou com uma liminar contra a Libra sobre a questão da divisão do dinheiro para os direitos de transmissão. Assim, na quarta-feira (24), a Desembargadora Lucia Helena de Passo, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, foi favorável ao Mengão.
Com a ação do Flamengo sendo aceita, a Globo recebeu notificação para depositar em juízo os valores devidos a todos os clubes integrantes da Libra pelos direitos de transmissão da Série A do Brasileirão. Assim, o Mengão evita prejuízos adicionais na divisão de receitas repassadas pela audiência.
Por conta da ação judicial movida pelo Flamengo, parte do dinheiro de contrato da TV está travado, sendo um montante de R$ 77 milhões. Além disso, se o bloqueio prevalecer até o final do ano, significa que cerca de R$ 230 milhões ficarão em discussão na Justiça.
Desse modo, a medida trava o dinheiro do próprio Flamengo e dos demais clubes da Série A do Brasileirão que fazem parte da Libra. São eles: São Paulo, Palmeiras, Santos, Bahia, Grêmio, Vitória, Atlético-MG e Red Bull Bragantino.
De acordo com o plano dos demais clubes da Libra, a ideia era dividir de forma igual os valores em relação à audiência. No entanto, o Flamengo não acha justa essa fórmula e citou até o exemplo de uma partida com o Red Bull Bragantino, pelo Brasileirão.
A lógica da diretoria do Flamengo é a seguinte: em um confronto entre os times, a grande maioria dos telespectadores será rubro-negra. Então, não seria justo o Bragantino receber o mesmo valor, já que o Mengão é a grande atração do embate.
A LiBRA repudia a decisão unilateral e repentina da atual gestão do Flamengo, que moveu ação judicial contra o conjunto de clubes do qual faz parte, bloqueando repasses financeiros consagrados em contrato e desgastando a harmonia do grupo ao questionar acordos já pacificados. O clube alega prejuízo dentro de um contrato bilionário, o que não condiz com sua situação financeira. A medida extrema confirma uma postura que privilegia o interesse particular de curto prazo, quando na verdade os verdadeiros prejudicados são os times que contam com esse dinheiro para seu fluxo de caixa, pagamento de contas e salários. A LiBRA sempre se dedicou a atender aos interesses dos associados, incluindo questionamentos do Flamengo em relação ao modelo vigente. Mesmo se tratando de um tema debatido exaustivamente no passado, o assunto voltou à pauta e foi submetido à vontade democrática de todos os membros, que votaram pela manutenção do formato atual. A instituição não poupará esforços para defender na justiça a legitimidade das decisões coletivas e o cumprimento dos contratos. A entidade, junto com seus clubes, visa proteger os interesses da ampla maioria dos clubes que acreditam na construção conjunta, no respeito aos acordos e no fortalecimento do futebol brasileiro. Ressalta, ainda, que a discordância e o necessário enfrentamento legal são direcionados exclusivamente à conduta da atual gestão do clube rubro-negro, que insiste em não respeitar compromissos assumidos e contratos assinados pela instituição Clube de Regatas do Flamengo, preservando o respeito da entidade pela história e pela torcida de seu clube associado”, destacou a Libra.
Ao vivo
Ao vivo