Nosso Palestra
·17 de outubro de 2025
Meia do Palmeiras é denunciado pelo STJD por expulsão; veja possível punição

In partnership with
Yahoo sportsNosso Palestra
·17 de outubro de 2025
Um dos destaques do Palmeiras na última partida, com duas assistências na goleada sobre o Red Bull Bragantino, o meia Allan foi denunciado pela Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pela expulsão contra o Fluminense, na vitória por 2 a 1, em 23 de julho.
O julgamento será dia 23 de outubro, três meses após a partida. Allan foi expulso diretamente, após entrada dura em dividida. Ele foi enquadrado no Art. 254, ‘‘Praticar jogada violenta”, com punição de suspensão de uma a seis partidas. Ele cumpriu somente a suspensão automática.
Apesar de ser denunciado, o camisa 40 segue à disposição de Abel Ferreira para a partida diante do Flamengo, neste domingo (19) às 16h (de Brasília) pelo Campeonato Brasileiro.
Veja o que o árbitro Ramon Abatti Abel relatou em súmula na ocasião.
Súmula: Golpear ou tentar golpear um adversário com uso de força excessiva fora da disputa da bola – Por acertar a cabeça do seu adversário com o cotovelo, com o uso de força excessiva, fora da disputa de bola. informo que o atleta atingido de nº 02, o sr: samuel xavier brito, não necessitou de atendimento médico e prosseguiu normalmente na partida.
Aos 49 minutos do segundo tempo, Allan recebeu inicialmente um cartão amarelo após cometer falta em Samuel Xavier. No entanto, a equipe do árbitro de vídeo interveio, solicitando revisão do lance por possível uso de força excessiva. Assim, após consultar o monitor, o árbitro Ramon Abatti Abel reviu sua decisão e aplicou o cartão vermelho direto ao palmeirense.
“Ele faz o movimento adicional, na passagem ele deixa o cotovelo. Abatti, Gilberto falando. Sugiro revisão para o possível cartão vermelho. Após o jogador do Fluminense chutar a bola, o jogador (Allan) vem na passagem com velocidade, ele faz o movimento adicional e atinge a cabeça do seu adversário com o cotovelo”.
Durante a revisão no monitor à beira do campo, o árbitro de campo confirma a troca da decisão.
“Uso de força excessiva, pode me dar em velocidade normal. Ok, cotovelo… Vou tirar o cartão amarelo e dar o vermelho, ok? “, afirma Abatti Abel. “Ok, concordo”, responde Gilberto.
Tido como um dos jogadores mais polivalentes do grupo, Allan têm chamado a atenção em 2025. A versatilidade, tanto valorizada por Abel Ferreira, é uma de suas principais virtudes, uma vez que atua como meia-atacante, ponta esquerda e até segundo volante, chegando a assumir mais de uma função desde sua estreia no profissional.
Em 42 jogos em 2025, Allan saiu do banco em 32 oportunidades e só em dez foi titular. Promovido ao elenco profissional no Campeonato Paulista, enquanto participava da Copa São Paulo de Futebol Júnior pelo Verdão, em janeiro, são dois gols e quatro assistências em 2025.