Central do Timão
·11 de dezembro de 2025
Memphis decide, e Corinthians vence Cruzeiro pela abertura das semifinais da Copa do Brasil

In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·11 de dezembro de 2025

Na noite desta quarta-feira (10), o Corinthians voltou a campo pela Copa do Brasil. Em jogo válido pela ida das semifinais, a equipe foi até Belo Horizonte enfrentar o Cruzeiro no Mineirão e, em jogo muito equilibrado, o Timão abriu o placar com Memphis na primeira etapa e soube sofrer na segunda para garantir a vitória por 1 x 0.
Com o resultado, o Alvinegro garante importante vantagem para o jogo de volta, que ocorrerá na próximo domingo (14), às 18h (de Brasília) na Neo Química Arena. Tanto uma nova vitória quanto um empate em Itaquera garantem o Timão na decisão do torneio nacional. Até mesmo uma derrota simples também não elimina a equipe, já que a disputa da vaga iria para os pênaltis, nesse caso.

Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians
Escalação e desfalques do Corinthians
O Timão teve um único desfalques para o duelo: o volante Raniele, que não treinou segunda e terça por estar sentindo incômodo no tornozelo esquerdo – trauma. O camisa 14 alegou adores no local após a partida contra o Juventude, no último domingo (8), em Itaquera. Vale lembrar que o lateral-direito Matheuzinho e o meia Rodrigo Garro estão pendurados com dois amarelos e, se forem advertidos, não estarão no jogo de volta.
Diante disso, o técnico Dorival Júnior escolheu a seguinte equipe para iniciar a partida: Hugo Souza, Matheuzinho, André Ramalho, Gustavo Henrique e Matheus Bidu; José Martínez, Maycon, André Carrillo e Breno Bidon; Memphis Depay e Yuri Alberto.
O banco de reservas teve como opções: Felipe Longo, Cacá, João Pedro Tchoca, Fabrizio Angileri, André, Charles, Rodrigo Garro, Dieguinho, Ángel Romero, Gui Negão, Kayke e Vitinho.
Escalação do Cruzeiro
O técnico Leonardo Jardim mandou a campo uma equipe com: Cássio; William, Fabrício Bruno, Villalba, Kaiki, Lucas Romero, Lucas Silva, Christian, Matheus Pereira, Arroyo e Kaio Jorge.
Arbitragem
O dono do apito foi Anderson Daronco (RS), com auxílio de Rafael da Silva Alves (RS) e Maira Estella Moreira (RS). O quarto árbitro e o VAR foram, respectivamente, Fernando Antônio Mendes de Salles Nascimento Filho (PA) e Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC).
Primeiro tempo
O Timão começou pressionando: aos quatro minutos, após cruzamento de Matheuzinho e chute desviado de Bidu, Memphis surpreendeu no escanteio com um chute direto, exigindo uma grande defesa de Cássio. Os mandantes reagiram com perigo. Aos nove, Kaio Jorge deu um chapéu em André Ramalho e chutou para Hugo Souza.
No minuto seguinte, nova chegada cruzeirense: Matheus Pereira aproveitou um erro alvinegro para chutar forte da meia-lua, com Hugo Souza fazendo importante defesa. O Corinthians reagiu, quando Memphis Depay, aos 12, arrancou do meio e chutou de longa distância, com a bola roçando a trave direita de Cássio.
O bom jogo corinthiano foi premiado, enfim, aos 21: em jogada pela direita, Carrillo lançou na área, Yuri Alberto cabeceou para o meio e Memphis Depay apareceu para finalizar em dois tempos, abrindo o placar para o Timão!
Após sofrer o gol, o Cruzeiro buscou uma reação imediata. Aos 26, William cruzou rasteiro da direita, mas Christian dominou mal na área e a chance se perdeu. Três minutos depois, nova investida: Romero achou Christian, que cruzou, mas Hugo Souza saiu do gol com segurança para interceptar.
O time da casa seguia insistindo principalmente pelas pontas. Aos 39, Kaiki lançou Arroyo pela esquerda, mas a bola correu demais para Hugo. Na sequência, Matheus Pereira encontrou William, cujo cruzamento foi direto para a linha de fundo. Na sequência, em um rápido contra-ataque iniciado por Fabrício Bruno, Matheus Pereira serviu Arroyo, que passou pela defesa mas finalizou fraco, facilitando a defesa de Hugo Souza.
Já nos acréscimos, o Cruzeiro voltou ao ataque em uma sequência de escanteios. Aos 46, após cobrança curta, William chutou em cima de Memphis; na sequência, Yuri Alberto afastou. Por fim, aos 50, foi Gustavo Henrique quem tirou a bola da área alvinegra, garantindo a vantagem mínima para a equipe na primeira etapa.
Segundo tempo
A etapa final começou com os mineiros lançados ao ataque. Logo no primeiro minuto, William levantou a bola na área para Arroyo cabecear com perigo, mas Hugo Souza defendeu. No lance seguinte, Matheus Pereira cruzou à meia altura, e a bola sobrou nos pés de Kaio Jorge, sozinho na pequena área, mas o atacante não conseguiu dominar e viu a oportunidade escapar.
Pressionado, o Corinthians buscou o contra-ataque: aos seis minutos, Carrillo cruzou da direita e Yuri Alberto, livre, cabeceou para fora. O time da casa voltou a atacar aos nove, quando após cruzamento de William, a bola desviou em Matheus Bidu e saiu para escanteio; na cobrança, Hugo Souza afastou de soco.
Três minutos depois, nova investida do Cruzeiro: Matheus Pereira cruzou na área, Gustavo Henrique afastou, mas a sobra ficou com Arroyo. O atacante lançou novamente no meio, a bola desviou em Matheus Bidu e obrigou Hugo Souza a fazer uma defesa espetacular.
Novo ataque dos mandantes aos 15, quando Matheus Pereira arriscou de fora da área pela esquerda – mas o chute desviou no caminho e forçou o goleiro alvinegro a ceder outro escanteio, desperdiçado pelos cruzeirenses. No ataque seguinte, Kaio Jorge deixou dois marcadores para trás em jogada individual, mas Maycon interceptou a jogada.
Aos 19, o técnico Dorival Júnior promoveu as primeiras alterações no Corinthians, com as entradas de André e Vitinho nos lugares de Carrillo e Yuri Alberto. Quem atacou na sequência, porém, foi o Cruzeiro, em jogada de Kaiki com Matheus Pereira, que lançou Kaio Jorge. O atacante, porém, chutou em cima da marcação.
O Cruzeiro seguia em cima. Em falta cobrada por William, a bola desviou em Matheuzinho e quase morreu no fundo do gol, resultando em mais um escanteio. Na cobrança, William tocou curto para Matheus Pereira, que cruzou direto para a linha de fundo. Minutos depois, novo escanteio cobrado por Matheus Pereira, novamente afastado por Gustavo Henrique.
Então, o Corinthians promoveu sua mais duas mudanças, aos 28, com Garro e Charles entrando nos lugares de Martínez e Memphis. Pouco depois, o Alvinegro voltou ao ataque em chance perigosa: Breno Bidon arriscou de longa distância, a bola explodiu em Fabrício Bruno, e na sequência, Vitinho aproveitou a sobra pela esquerda para cruzar na área, mas André não conseguiu dominar, e a defesa mineira afastou o perigo.
Aos 39 minutos, o Corinthians criou sua até então melhor chance na segunda etapa: Vitinho aplicou uma caneta em Fabrício Bruno e, em seguida, chutou forte, com a bola passando muito perto do ângulo esquerdo do goleiro Cássio. Na sequência, Dorival Júnior fez a última alteração na equipe, colocando Angileri em campo no lugar de Breno Bidon.
O Cruzeiro insistia nas jogadas pelas pontas. Aos 41 minutos, Sinisterra conseguiu escanteio para a equipe, mas a defesa desviou a bola alçada. Dois minutos depois, Sinisterra tentou um passe enfiado para Matheus Pereira, mas a defesa cortou para lateral. A bola voltou aos pés do meia, mas seu chute foi bloqueado por Maycon.
O Timão seguia pressionado. Perto dos acréscimos, Sinisterra cruzou mais uma vez na área, e a defesa alvinegra novamente desviou para a linha de fundo. Matheus Pereira cobrou e Vitinho tirou o perigo. Aos 45, Gabi lançou na área, mas a bola passou por toda a marcação e sobrou para Hugo Souza agarrar.
A pressão continuou nos minutos finais. Aos 47, Matheus Pereira tocou para William na direita, que lançou na área para Fabrício Bruno subir e mandar por cima do gol. Já aos 51, Matheus Pereira tocou para Gabi, que chutou em cima da marcação. Na sobra, Eduardo devolveu para o atacante, que finalizou novamente, mas por cima do gol.
No último lance, Kaiki lançou na área corinthiana, e após desvio, Matheus Pereira cometeu falta em Hugo Souza, desperdiçando o ataque cruzeirense. Não houve tempo para mais nada e no minuto seguinte a arbitragem encerrou o duelo, com vitória do Timão em Minas Gerais!
Próximo compromisso
Depois de encerrar sua participação no Campeonato Brasileiro, diante do Juventude, o Corinthians concentra todos os seus focos nas semifinais da Copa do Brasil. Na próxima quarta-feira (10), o Alvinegro visitará o Cruzeiro, às 21h30 (de Brasília), no Estádio do Mineirão, pela partida de ida do torneio mata-mata nacional.
Veja mais:

Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!
Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45Domingo: 9h20 | 11h | 13h50









































