AVANTE MEU TRICOLOR
·10 de novembro de 2025
Ortopedista que já tratou de Craque Neto vai comandar reformulação de R$ 21 milhões no Reffis

In partnership with
Yahoo sportsAVANTE MEU TRICOLOR
·10 de novembro de 2025

O São Paulo acertou a contratação do ortopedista Lucas Leite como um de seus novos médicos. É ele quem comandará a famigerada reformulação do Reffis, propagada nos últimos dias por diversos veículos de imprensa, mas sem maiores detalhes.
De acordo com o apurado pelo AVANTE MEU TRICOLOR, Leite vai, entre outras medidas, implantar novos procedimentos regenerativos de atletas. Os investimentos que começam em janeiro e durarão os próximos três anos serão de aproximadamente R$ 21 milhões, custeado em boa parte por parcerias firmadas pelo clube do Morumbi.
Professor da Escola Paulista de Medicina, Leite já prestou serviços terceirizados a atletas e clubes de futebol. Recentemente ganhou notoriedade ao operar e ser o responsável pela operação e recuperação do ex-jogador e atual apresentador Craque Neto, que tinha problemas no joelho.
Apesar de Leite não ter sido anunciado oficialmente pelo Tricolor, ele já utilizou suas redes sociais para se pronunciar sobre o trabalho que desempenhará. Uma apresentação do trabalho que se iniciará na próxima temporada aconteceu na semana passada, no salão nobre do Morumbi. O evento contou com a presença do ex-atacante e hoje comentarista Caio Ribeiro, cujo pai é médico e um dos consultores de medicina do São Paulo.
A chegada do ortopedista acontece em um momento de turbulência do Reffis. O São Paulo tem até aqui 62 casos de contusão registrados na temporada. Na derrota para o Bragantino no sábado (8), foram 12 ausências por problemas clínicos, o maior número do clube desde maio de 2023.
“Vai ser construído um novo centro, um centro, um ambulatório, que a gente possa realizar os procedimentos invasivos, as infiltrações, as neuromodulações, para melhorar o tratamento e a recuperação desses atletas”, disse Leite, em vídeo divulgado nas suas redes sociais (veja completo abaixo).
A chegada de Leite reforça o departamento médico são-paulino, desfalcado desde setembro, quando Ricardo Galotti trocou o clube pelo rival Corinthians, aceitando um convite do técnico Dorival Júnior.
Galotti foi o segundo médico seguido a deixar o São Paulo para trabalhar no Corinthians. Fábio Luiz Novi, que chegou ao clube em 2023 junto dele, se transferiu para o Parque São Jorge no início de 2024 ao lado da psicóloga Anahy Couto. Ambos, contudo, deixaram o rival após pouco mais de dois meses de atuação por lá.
Galotti e Novi chegaram ao São Paulo após pedido do então técnico Rogério Ceni para uma reestruturação no Reffis. Com isso, Carlos Tadeu Moreno foi demitido e José Sanchez, nome histórico no Morumbi, ganhou um cargo simbólico de coordenador médico da transição, que ocupa até hoje, sem mais frequentar o cotidiano no CT da Barra Funda.
Sem Galotti, o clube do Morumbi possui em seu departamento médico Pedro Henrique Perez, que chegou no decorrer do ano passado para substituir Novi e deve assumir como o responsável pelo setor.
Além dele, o Tricolor conta com os fisioterapeutas Felipe Marques (atualmente o coordenador do Reffis), Carlos Alberto Presinoti, Cilmara Moretti, Bruno Nestlehner e Igor Phillip e os fisiologistas Luis Fernando de Barros e Paulo Teixeira, além das nutricionistas Gabriela Giglio e Jaqueline Guedes.
Ao todo, contando também a passagem pela Seleção Brasileira, para onde foi após deixar o São Paulo no início de 2024, Dorival já tirou exatos dez profissionais do estafe tricolor ao todo.









































