Trivela
·29 de agosto de 2022
In partnership with
Yahoo sportsTrivela
·29 de agosto de 2022
Óscar Cardozo tem seu lugar gravado entre os maiores jogadores da história do futebol paraguaio. O Tacuara foi um símbolo da seleção, fez sucesso em clubes europeus, conquistou títulos nos times locais. E, ainda dando um caldo aos 39 anos, o veterano escreveu seu nome num lugar privilegiado: virou o recordista em gols entre os futebolistas do Paraguai. O centroavante do Libertad assinalou seu tento de número 372, superando José Saturnino Cardozo entre os paraguaios que mais balançaram as redes como profissionais.
Somente pelo Campeonato Paraguaio, Cardozo soma 102 gols. O centroavante balançou as redes 70 vezes nesse retorno mais recente ao Libertad na liga nacional, com dois títulos conquistados. Também foi um marcador constante nas competições continentais, com 18 gols nos últimos cinco anos. E a fase recente respalda o veterano, com quatro gols nas últimas três partidas. O recorde veio com o tento de empate por 2 a 2 contra o Guaraní neste sábado, que manteve o Gumarelo na liderança do Clausura. Os alvinegros já tinham faturado o Apertura do Campeonato Paraguaio nesta temporada.
Cardozo também possui marcas importantes fora do país. O melhor momento aconteceu pelo Benfica, com 167 gols distribuídos por 289 partidas, em sete temporadas com os encarnados. Também balançou as redes 28 vezes pelo Trabzonspor e três pelo Olympiacos. Já no início da carreira, depois de despontar por 3 de Febrero e Nacional de Assunção, o centroavante jogou pelo Newell’s Old Boys. Assinalou 21 gols em Rosário, num momento que o impulsionou para a Europa.
Curiosamente, a seleção do Paraguai representa uma fatia pequena desses gols de Cardozo. O centroavante balançou as redes apenas 12 vezes pela equipe nacional. Foram 56 partidas pela equipe, presente na Copa do Mundo de 2010, assim como em duas Copas América. Todavia, sua história com a Albirroja acaba eclipsada por outros jogadores à disposição no ataque, sem falar no doloroso pênalti perdido contra a Espanha nas quartas de final do Mundial da África do Sul.
O recorde de Óscar Cardozo é grandioso por si, ao se igualar a uma lenda como José Saturnino Cardozo. Símbolo da equipe que disputou a Copa de 1998, o ex-atacante acumulou a maior parte de seus tentos pelo Toluca, onde é considerado o maior ídolo da história. Curiosamente, quem aparece distante na lista é Roque Santa Cruz. Apesar da longeva carreira, o companheiro de Tacuara no Libertad possui 266 gols no total. Ao menos, fica bem à frente de Óscar Cardozo na seleção, com 32 tentos – Santa Cruz é o maior artilheiro da equipe nacional.