Saudações Tricolores.com
·03 de setembro de 2025
Pesquisa mostra que 9 dos 20 clubes da Série A de 2024 teriam problemas com o fair play financeiro; Flu não é um deles

In partnership with
Yahoo sportsSaudações Tricolores.com
·03 de setembro de 2025
O fair play financeiro pode estar perto de entrar em vigor no cenário do futebol brasileiro. A CBF e as equipes do Brasil estão finalizando as pesquisas acerca do tema para implementá-lo com a maior rapidez possível.
Segundo um estudo da agência de Marketing Sports Value, existem três aspectos essenciais para uma melhor gestão do fair play financeiro. O planejamento exemplar envolveria controle de gastos com salários e contratações, endividamento controlado e controle rígido dos prejuízos dos clubes e SAFs. Desta forma, os times não teriam direito de ultrapassar a marca de R$ 20 milhões de déficit em uma média de três anos, podendo investir apenas 73% do faturamento em salários e contratações.
Ainda de acordo com a pesquisa da empresa de Marketing, nove dos 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro da temporada de 2024 sofreriam punições. Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Corinthians, Grêmio, Santos, São Paulo e Vasco superaram o valor de R$ 20 milhões de déficit do prazo estabelecido.
Já no âmbito de controle de gastos, apenas Athletico-PR (60%), Corinthians (68%), Cuiabá (58%), Palmeiras (68%) e Santos (73%) estão entre as equipes que disputaram o Brasileirão de 2024 e que não ultrapassaram o limite estabelecido.