Leonino
·12 de dezembro de 2025
Proença dá 'castigo' a Sporting, mas revela que Benfica atirou pedras ao banco dos leões

In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·12 de dezembro de 2025

O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), anunciou, na última quinta-feira, 11 de dezembro, os castigos aplicados a Benfica e Sporting na sequência dos incidentes ocorridos durante o dérbi da 13.ª jornada da Liga Portugal Betclic, que terminou empatado a uma bola.
Os encarnados foram os mais penalizados, com multas que rondam os 45 mil euros, enquanto o Sporting terá de pagar cerca de 13 mil euros. Entre as infrações apontadas pelo CD estão atrasos no início e no reinício da partida, presença de elementos não inscritos na ficha de jogo (como Bruno Sá e Mário Branco), arremesso de artefactos pirotécnicos e o lançamento de duas garrafas de plástico com líquido que atingiram Maxi Araújo sem causar ferimentos.
No total, o Benfica recebeu uma conta de 44.978 euros, sendo que apenas o comportamento do público representou 41.435 euros. O relatório do CD menciona ainda que adeptos do Benfica lançaram duas pedras em direção ao banco do Sporting, sem atingir ninguém e sem interromper o jogo.
Por seu turno, o Sporting foi multado sobretudo por atrasos no início e reinício do jogo e pelo comportamento incorreto dos seus adeptos, com base nos cânticos na segunda parte, totalizando 12.571 euros. Descontando as multas individuais dos jogadores, a conduta do público leonino representou 10.453 euros.
Com o empate na última ronda do Campeonato frente ao Benfica, os comandados de Rui Borges têm agora 32 pontos e continuam no segundo lugar da tabela classificativa da Liga Portugal Betclic. O Porto (37) está no primeiro posto. Já os encarnados seguem na terceira posição com 29 pontos.









































