Pulgar, Jorginho e Saúl juntos? A pista escondida na resposta de Filipe Luís | OneFootball

Pulgar, Jorginho e Saúl juntos? A pista escondida na resposta de Filipe Luís | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·16 de outubro de 2025

Pulgar, Jorginho e Saúl juntos? A pista escondida na resposta de Filipe Luís

Imagem do artigo:Pulgar, Jorginho e Saúl juntos? A pista escondida na resposta de Filipe Luís

Com o retorno de Erick Pulgar aos gramados, principalmente jogando bem, alguns torcedores já começam a imaginar um time em que o chileno não possa sair. Mas como fazer isso com Saúl e Jorginho? O mercado foi bom durante a ausência de Pulgar, mas Filipe Luís pode gostar da ideia de ter todos em campo.

O técnico do Flamengo não gosta de dar detalhes de planejamentos futuros, evitando dar pistas aos adversários do que ele pode fazer em campo. Mas ele deixou escapar algo importante na coletiva de imprensa da última quarta-feira (15), após Botafogo 0x3 Flamengo, no Engenhão.


Vídeos OneFootball


Percebendo a movimentação dos torcedores na web, entendendo que Pulgar deve ser titular do Flamengo, o MundoBola Flamengo questionou o treinador sobre a possibilidade de ter os três atletas em campo, pensando justamente na alteração do posicionamento de Saúl, por exemplo.

Primeiro, Filipe Luís busca despistar. O técnico do Flamengo diz que pensa o planejamento jogo a jogo

"Um ano aqui, vocês já devem me conhecer bem: vai muito em função do momento do jogador, do plano de jogo que preparo sobre o adversário, do que penso que é melhor para a equipe. Terão momentos que vão jogar uns, vão jogar outros. Vão ter momentos que vão jogar todos eles juntos, dependendo do que o jogo pede. É assim que eu trabalho", inicia.

Ele fala, de maneira geral, que os três podem jogar depois, e então, tenta mudar o foco.

"Mas não só o Erick (Pulgar). Quero falar do Evertton Araújo, super criticado. É da base. Vocês pedem muito jogadores da base, mas quando entra, e não vai bem, é massacrado. Eu vejo o dia a dia dele. Vejo o que se doa para o clube, não só para a equipe. Entra sempre na fogueira, nos jogos mais difíceis, e dá conta do recado. Tem meu reconhecimento", continua.

Filipe Luís, então, deixa escapar o que, de fato, pensa sobre Saúl.

"Temos seis volantes no elenco, incluindo o Saúl, que pode jogar em mais posições. E, no fim, precisamos de todos. É importante que estejam todos disponíveis", conclui. Assista.

Saúl é chave para encaixar Pulgar no Flamengo

Com a resposta, Filipe Luís confirma o que já se imaginava. Saúl pode ter seu posicionamento alterado para Erick Pulgar ser titular.

Isso não precisa acontecer imediatamente. Saúl, aliás, ainda é dúvida para Flamengo x Palmeiras. Contra o Botafogo, Pulgar só entrou no segundo tempo, na vaga de Evertton Araújo, por estar voltando de lesão.

Mas a indicação que Filipe Luís dá é que, com os três jogadores saudáveis, a escolha pode ser por mandar todos a campo.

Dessa forma, Jorginho deve formar a dupla de volantes com Pulgar, e Saúl abre o leque de possibilidades.

A principal é jogar aberto pela direita, como fazia Gerson antes de deixar o Flamengo rumo ao Zenit. Saúl, inclusive, teria sido contratado para isso.

No entanto, sem Pulgar, o espanhol mostrou ótimo futebol como volante. O rendimento foi tão bom que ele não largou mais a posição.

Há outras alternativas, como, por exemplo, jogar na vaga de Arrascaeta. Se o uruguaio desfalcar a equipe por algum motivo, Saúl pode abrir vaga entre os volantes para avançar um pouco e ajudar na armação da equipe.

Fato é que a aspa de Filipe Luís abre possibilidades, e a dupla de volantes do Flamengo não precisa ser, necessariamente, Saúl e Jorginho em todas as partidas. Resta saber se a ideia principal será ter Erick Pulgar como titular, mudando o posicionamento do espanhol para encaixar os três no time.

A lesão de Erick Pulgar

Erick Pulgar voltou contra o Botafogo, mas ficou afastado por três meses. Seu último jogo havia sido contra o Bayern de Munique, na Copa do Mundo de Clubes, em julho

Nessa partida, perdida por 4 a 2 pelo Flamengo, Pulgar teve uma fratura no quinto metatarso do pé direito, mesma lesão de Neymar, em 2018.

Na Copa do Mundo de Clubes, Jorginho havia acabado de chegar, elevando a concorrência, que ficou ainda maior com Saúl chegando logo depois. Em breve, Filipe Luís terá Pulgar e Saúl disponíveis pela primeira vez ao mesmo tempo.

Saiba mais sobre o veículo