Central do Timão
·25 de novembro de 2025
Reforma do estatuto: audiência sobre rito da SAF no Corinthians poderá contar com presença da SAFIEL

In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·25 de novembro de 2025

Na noite desta segunda-feira (24), o Conselho Deliberativo (CD) do Corinthians se reuniu para analisar e votar a reforma do estatuto do clube. Após pouco mais de duas horas de debates, porém, decidiu-se que a votação seria adiada para a realização de mais debates sobre as mudanças propostas, por meio de dez audiências públicas que se estenderão até fevereiro de 2026.
Em entrevista coletiva após a suspensão da sessão do CD, o presidente do órgão Romeu Tuma Júnior detalhou à imprensa e torcida como funcionarão estas audiências. Cada uma delas debaterá trechos específicos da reforma, concentrados por temas em comum. Os encontros, a serem realizados no Parque São Jorge, deverão ser abertos a conselheiros, associados e torcedores, mediante regras que ainda serão divulgadas.

Foto: Reprodução/Corinthians
Também foi explicado, ainda, que estas audiências poderão contar com a presença de especialistas sobre os temas em debate e outras partes interessadas. Um exemplo ventilado nos bastidores, após a coletiva, envolveu a SAFIEL, projeto que propõe transformar o futebol alvinegro em uma SAF financiada por meio de ações adquiridas por torcedores e imprensa.
A ideia é que idealizadores da SAFIEL sejam convidados a comparecer à audiência que debaterá o rito estatutário de eventual aprovação de uma SAF no Corinthians. Inicialmente, o anteprojeto previa uma norma onde o controle majoritário de uma empresa nestes moldes teria que se manter na associação. Posteriormente, uma emenda propôs um texto alternativo, que passaria a citar apenas a necessidade de manter “controle institucional” para garantiu ao clube “poder de veto sobre matérias estratégicas e essenciais”.
A Central do Timão apurou que, caso a SAFIEL seja, de fato, convidada a participar da audiência pública destinada a debater o rito da SAF na reforma estatutária, irá aceitar o convite. Vale lembrar que já houve um primeiro contato entre o grupo e representantes da gestão alvinegra, com a entrega de documentos e o pedido para que o clube assine um memorando de entendimento, permitindo assim o início dos estudos para eventual operacionalização futura do projeto.
Veja mais:

Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!
Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45Domingo: 9h20 | 11h | 13h50
Ao vivo


Ao vivo







































