Esporte News Mundo
·04 de março de 2026
Renato Gaúcho aponta Brasileirão como prioridade do Vasco e faz apelo à imprensa

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·04 de março de 2026

Nesta quarta-feira (4), o Vasco da Gama apresentou Renato Gaúcho como novo técnico. Ele comandou a equipe pela primeira vez em treino nesta manhã. Em entrevista coletiva, Renato tratou o Campeonato Brasileiro como prioridade.
“Traçar as metas: o Vasco tem três competições. O Brasileiro é prioridade. Tem Copa do Brasil e Sul-Americana. Vamos buscando. Onde o Vasco vai chegar, eu não sei. É difícil para todos, não será fácil para nós. Vamos tentar andar nas três competições, mas a prioridade sempre vai ser o Brasileiro”, destacou o treinador cruzmaltino.
Renato Gaúcho tem 63 anos e iniciou a carreira de técnico em 2000. Portanto, a experiência dele é bem vasta, o que promete ser útil para aliviar a pressão que o Vasco vive. Mesmo assim, críticas alheias interferiram em tempos de Fluminense. Após eliminação na Sul-Americana do ano passado, o treinador alegou desgaste e se demitiu do Tricolor Carioca.
Seis meses depois de deixar o Flu, Renato Gaúcho pega o Vasco recém eliminado do Campeonato Carioca e na lanterna do Brasileirão. Com a missão de substituir Fernando Diniz, ele fez um apelo à imprensa.
“Se estou voltando hoje, é porque eu gosto. Tem coisas que me incomodam? Sim. Não só a mim, mas a todos os treinadores. Sempre fui profissional com vocês (jornalistas). Absorvo as críticas positivas, mas hoje em dia qualquer um, todo treinador vem dar coletiva de cabeça quente. Aí vem um cara que quer seguidores, ele não está sendo profissional, mas provoca o treinador“, declarou.
“Sempre admirei vocês, tenho paciência para caramba. Mas tem horas que vejo outro que não está sendo profissional. Tem treinadores que têm cacife para treinar. Outros ficam calados. Mas se abaixa muito a calça algo vai acontecer. É difícil para o treinador. Tudo que acontece no clube o culpado é o treinador. Chega na coletiva vem o cara com maldade. Uma hora ele vai explodir. Vocês estudaram e levam a profissão a sério. Não tenho nada contra o cara que estava perambulando até ontem e hoje está aqui perguntando, mas seja profissional”, acrescentou o técnico do Vasco.

(Foto: Matheus Lima/Vasco)
Junto com Renato Gaúcho, desembarcaram no Rio de Janeiro seus auxiliares de confiança, Alexandre Mendes e Marcelo Salles. O estafe do treinador não incluiu multa rescisória no contrato, fator que facilitou o avanço das negociações com a diretoria vascaína. Ainda assim, as duas primeiras propostas salariais foram recusadas. Posteriormente, a direção decidiu melhorar os valores para sacramentar o acordo.
Renato Gaúcho tem uma semana de preparação até sua estreia no Vasco. Na próxima quinta-feira (12), o cruzmaltino enfrenta o Palmeiras, em São Januário, na 5ª rodada do Brasileirão.
Ao vivo


Ao vivo


Ao vivo


Ao vivo


Ao vivo

































