Roma de Gasperini quebra jejum de dez anos no Campeonato Italiano | OneFootball

Roma de Gasperini quebra jejum de dez anos no Campeonato Italiano | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: oGol.com.br

oGol.com.br

·24 de novembro de 2025

Roma de Gasperini quebra jejum de dez anos no Campeonato Italiano

Imagem do artigo:Roma de Gasperini quebra jejum de dez anos no Campeonato Italiano

Com a vitória por 3 a 1 sobre o Cremonese e a derrota da Inter no clássico de Milão, a Roma terminará a 12ª rodada do Campeonato Italiano como líder isolada da competição, um feito que não parece grande, mas que pode ser interpretado como um bom começo de trabalho para o técnico Gian Piero Gasperini. Fazia dez anos que o time da capital não liderava de forma isolada a competição.

Foi na 10ª rodada da temporada 2015/16 - coincidentemente com uma vitória também por 3 a 1, mas sobre a Udinese, e com um gol brasileiro, de Maicon - que a Roma tinha assumido de forma isolada a liderança da Série A, então com 23 pontos, dois a mais que Fiorentina, Napoli e Inter.


Vídeos OneFootball


Depois disso, a vista do topo só apareceu com "parceiros", e sempre nos embolados começos de campeonato: em 2016/17 foi líder na primeira rodada, ao lado de oito times; em 2021/22 liderou com 100% ao lado de Milan e Napoli; e a última experiência como líder foi em 2022/23, na quarta rodada, quando dividiu o topo ao lado da Atalanta, então de Gasperini.

Estabilidade é a resposta?

Na última temporada a Roma terminou na quinta colocação, sua melhor posição desde 2019/20, quando também foi a quinta colocada. Mas o ano foi muito mais conturbado do que se pode imaginar, com duas trocas de treinadores: primeiro veio Ivan Juric, com cinco derrotas em 12 jogos; depois Daniele De Rossi, que durou apenas quatro rodadas, e então Claudio Ranieri desistiu da aposentadoria para quase dar uma vaga na Liga dos Campeões ao clube de Roma

Gasperini, por outro lado, vem de um trabalho muito longo em Bérgamo. Naquela temporada de 2015/16, da última liderança romanista, o treinador comandava o Genoa em sua última passagem antes de assumir a Atalanta. Depois disso foram nove temporadas no clube orobici. 

Neste período, a Atalanta - que tinha um quinto lugar em 1948 como sua melhor participação na elite italiana - passou a se figurinha carimbada na parte de cima da tabela, ficando em terceiro em quatro oportunidades (2018/19, 2019/20, 2020/21 e 2024/25), além de ter chegado às quartas da Liga dos Campeões em 2020 - quando perderam de virada com gols nos acréscimos contra o PSG de Neymar - e levantaram a taça da Liga Europa na temporada 2023/24. 

Apesar de ter conquistado uma Liga Conferência em 2021/22, sob o comando de José Mourinho, a Roma não tem um título de expressão nacional desde a Copa da Itália na temporada 2007/08, e seu último título da Série A foi em 2000/01.

Saiba mais sobre o veículo