MundoBola
·25 de dezembro de 2025
Royal faz autocrítica sincera e projeta 2026 no Flamengo

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·25 de dezembro de 2025

Contratado no meio de 2025, Emerson Royal fez um balanço sincero de seus primeiros meses no Flamengo e projetou a temporada de 2026. Em entrevista, o lateral-direito reconheceu que ficou abaixo do esperado, falou sobre as críticas recebidas e afirmou que espera começar a próxima temporada em alto nível.
Emerson chegou ao Flamengo em julho, após deixar o Milan, para ocupar a vaga deixada por Wesley, negociado com a Roma. No entanto, o início com a camisa rubro-negra foi marcado por dificuldades, críticas da torcida e perda de espaço no elenco ao longo da temporada.
“Quando eu chego, depois de quatro meses, tive uma lesão no tendão, fiquei quatro meses jogar. Sem pré-temporada, cheguei e em uma semana treinando já joguei de titular, foi tudo muito rápido. Não estava preparado 100%, mas estava à disposição, falei para o Filipe que estava para ajudar, tentei fazer o meu melhor”, disse à ESPN, durante o evento de Natal que promoveu em Ermelino Matarazzo, Zona Leste de São Paulo.
Emerson Royal também falou sobre a cobrança vinda das arquibancadas e reforçou que encara as críticas como parte do ambiente do Flamengo.
“Às vezes sai bem, às vezes não. Entendi a cobrança da torcida, eu visto a camisa do maior clube do Brasil. Tem que ter essa cobrança, posso entregar muito mais e vou entregar.”
O lateral terminou a temporada como reserva de Varela e não foi acionado por Filipe Luís nas finais da Libertadores e da Copa Intercontinental. Ainda assim, garante estar confiante para 2026 e promete uma resposta dentro de campo.
“Vou descansar, fazer a pré-temporada e começar 2026 voando. É o meu objetivo. Tenho os caminhos, sou bom jogador, sei do potencial e sei quem eu sou”, completou Emerson Royal.
Além da autocrítica, Emerson Royal também comentou o momento coletivo do Flamengo. Campeão do Carioca, da Supercopa, do Brasileirão e da Libertadores em 2025, o clube chega a 2026 com a difícil missão de tentar repetir o desempenho histórico. Para o lateral, a chave é não deixar o sucesso virar acomodação.
“Ter humildade de saber que a gente não pode relaxar. Brasileirão é muito difícil, se entrar relaxado o outro time passa por cima. Conquistamos, mas já passou. Futebol não vive de passado, construímos história, mas estamos aqui para construir mais. Time grande é assim, fez, está bom, é importante, mas tem que focar na próxima temporada com seriedade e humildade para conquistar grandes coisas.”
Nos primeiros seis meses com a camisa do Flamengo, Emerson Royal disputou 19 partidas, marcou um gol, deu uma assistência e fez parte das conquistas do Brasileiro e da Libertadores. Além do Derby das Américas e da Copa Challenger, na Copa Intercontinental.









































