Deus me Dibre
·02 de dezembro de 2025
Sampaoli explica reserva de Scarpa e cita o “dia a dia” para definir titulares no Atlético

In partnership with
Yahoo sportsDeus me Dibre
·02 de dezembro de 2025

A reserva de Gustavo Scarpa tem chamado atenção nos últimos jogos do Atlético. Desde a vitória por 3 a 0 sobre o Bahia, no dia 5 de novembro — última vez em que o meia começou uma partida sob o comando de Jorge Sampaoli — o jogador perdeu espaço e virou opção frequente no banco. Na ocasião, Scarpa atuou por apenas 45 minutos e foi substituído no intervalo.
De lá para cá, o Galo disputou seis partidas, e o camisa 10 iniciou todas entre os reservas. Foram somente 119 minutos em campo, média pouco superior a 19 minutos por jogo, cenário bem diferente do período sob comando de Cuca, quando era titular absoluto.
Na atual segunda passagem de Sampaoli pelo clube, o técnico já dirigiu o Atlético em 22 partidas (Brasileirão, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana). Scarpa esteve disponível em 20 — ficou suspenso em duas — e foi titular em apenas 10 delas.
Questionado após a derrota para o Fortaleza, o argentino explicou os critérios que têm norteado suas decisões e justificou por que Scarpa tem sido preterido.
Quem joga ou quem não joga, tem a ver exclusivamente com o que me geram os jogadores para estar dentro do campo. Estão os que são mais representativos da forma como eu me sinto e eu sinto que os atletas que eu coloco estão melhor do que o Gustavo (Scarpa) hoje, mas isso é algo que se vive no dia a dia.
Sampaoli também fez questão de ressaltar o profissionalismo do meia, mas reforçou que as escolhas seguem uma linha coerente com o que ele tem visto nos treinos e com a estrutura da equipe nas últimas rodadas.
Eu respeito muito o profissionalismo do Gustavo, as capacidades, mas acho que hoje (contra o Fortaleza) eu optei pelo time que vem normalmente jogando e essa é a realidade.
Enquanto luta para recuperar espaço, Scarpa segue como alternativa para o setor de criação. O Atlético volta a campo nesta quarta-feira (03), quando recebe o Palmeiras na Arena MRV. Com o retorno de Rony (cumpriu suspensão contra o Fortaleza), Scarpa pode amargar mais um jogo no banco de reservas.
Pelo Galo, Scarpa soma 129 jogos, com 12 gols marcados e 24 assistências dadas.









































