Blog do São Paulo
·25 de setembro de 2025
São Paulo: Dia do épico, histórico, ilógico. Noite de Libertadores no Morumbi!

In partnership with
Yahoo sportsBlog do São Paulo
·25 de setembro de 2025
Não adianta. Vou repetir para você: não adianta…o que você viverá hoje a partir da chegada do ônibus do São Paulo vai fazer você ficar inerte, ilógico, irracional, cego de qualquer sentimento de obviedades. Vai mexer totalmente com seu sistema emocional. O que você se transformará perto do apitar do início da partida assistindo de dentro do estádio, em bares, na sua casa, com amigos, sozinho, no radinho, na internet, é uma versão sua que só seu amor mais puro e profundo pode proporcionar.
Portanto, não adianta você falar de tabus, históricos, há quantos anos não se ganha uma Libertadores, quantos jogos o Luciano não marca, da lesão do Lucas, o Marcos Antonio ser dúvida. Não adianta falar que o Tapia te preocupa, que você quer 3 zagueiros, linha de 4, que Ferreirinha perde gols, que Rigoni não marca faz tempo. Não adianta nada!
Seu corpo vai sentir amolecer, você vai ficar à flor da pele, olhos marejados, adrenalina descarregada em intensidades altíssimas no seu organismo. Pode se preparar. Seu corpo será preparado para uma luta, para uma guerra em que nem o mais cético, pessimista e que afirma o tempo todo que não acredita, não escapa.
Batimentos cardíacos acelerados, falta de ar, suores. Respiração curta e dilatação das pupilas, Redução do fluxo sanguíneo para o estômago e intestinos. Agitação, tremores, tensão muscular. Dores de cabeça, tensão no pescoço, ombros e costas. Dificuldade em adormecer ou acordar depois. Amigo, amiga, se você AMA esse clube, você já está sentindo isso neste momento que lê este texto e você vai sentir algum ou alguns destes sintomas. Não adianta.
A física, as leis básicas são quebradas. Você sabe bem, o tempo está correndo lento, desacelerado agora. E quando começar o jogo, passarão 5 minutos em 1. Não adianta, hoje nada é normal. Hoje é dia de São Paulo na Libertadores em decisão no Morumbi. Hoje é noite de Libertadores!
Enquanto eu escrevo, parece que há uma sensação emotiva sem controle de extravasar mas é o sentimento. Sabe aquele, “São Paulo é sentimento” que tanto se canta e essa música ficou porque representa forte mesmo? É isso. Faltam algumas horas ainda. Hoje é dia do improvável, do coração ir onde as chuteiras não alcançam, do São Paulo viver mais forte em nós que nós mesmos, de encarnar os velhos espíritos do Morumbi e das decisões, da aura de Raí, Muller, Lugano, Rogério Ceni, Amoroso, Zetti.
Sentimento de Crespo com seus grisalhos cabelos, sotaque mas coração Tricolor desde o começo. Que Telê o ilumine. Que Santo Paulo esteja vivo, que os torcedores não esgotem sua energia e cantos. Que a história seja escrita, o improvável, o impensável, o imponderável, o imprevisível, o épico seja escrito.
Não importa, não adianta. Você já está hipnotizado, inerte, contagiado. O amor pelo São Paulo hoje é a única coisa que tem que viver e ser latente em você. Esqueça o resto, esqueça tudo, viva o momento, sinta essa energia, conecte-se. Se permita viver, sentir, se permita transformar esse dia e momento em algo que nunca mais deixará de lembrar ou contar. Seja parte, ame e deixe fluir o teu sangue de três cores e permita que o coração comande.
Nada mais importa, não adianta. Não adianta. Eu sei que você aí está lendo e seu coração acelerou e sua mente já foi longe. Projete, vibre e emane. Clube da fé, O Mais Querido, Da moeda em pé. Como queira, é o meu, o seu, o nosso São Paulo que hoje pulsará mais forte que tudo e abrirá um novo capítulo com uma nova página que será escrita com suor e nem que seja necessário sangue, nossos jogadores deixarão o legado eterno desta noite.
Se permita, sonhe, viva, respire, sinta seu batimento, arrepie. É hoje, irmãos! Estamos com você, de corpo e alma, São Paulo! Assombre o mundo mais uma vez, Tricolor! Dia do épico, histórico, ilógico. Noite de Libertadores no Morumbi!
Alexandre Zanquetta
Ao vivo