MundoBola
·11 de dezembro de 2025
Varela compara Arrascaeta a Zico e indica data de adeus ao Flamengo

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·11 de dezembro de 2025

Parceiro de Arrascaeta no Flamengo e na seleção do Uruguai, o lateral-direito Guillermo Varela abriu o jogo sobre o futuro e o presente à imprensa uruguaia. Além de falar sobre o camisa 10, com muitos elogios e comparação a Zico, o jogador indicou quando pretende deixar o Rubro-Negro — e com uma missão em mente.
Ao falar sobre o ano incrível de Arrascaeta, que já passou de 30 contribuições diretas em gols na temporada, Varela apontou a veia decisiva do amigo. Além da habilidade, o camisa 10 fez um 2025 com faro de gol e números de atacante — algo destacado pelo próprio lateral.
"Sim (é o melhor uruguaio no exterior). Sempre é muito decisivo nos momentos de dificuldade. Acho que esse ano foi um dos melhores da carreira do 'Arrasca'. Pela quantidade de gols que tem, parece que é um atacante. Tem sido muito importante para o Flamengo em todos os anos que estive aqui, mas esse particularmente acredito que seja o melhor da carreira mesmo", analisou Varela ao "El Espectador Deportes", do Uruguai.
E os elogios não pararam por aí. Varela chegou a comparar Arrascaeta a Zico, em uma tentativa de explicar o tamanho que o uruguaio alcançou no Brasil e o número de títulos pelo Flamengo. Ao lado de Bruno Henrique, é o jogador mais vencedor da história do clube.
Além disso, Varela disse entender que Arrascaeta não tem no Uruguai o mesmo prestígio que encontra no Brasil. As grandes temporadas em sequência e títulos fazem com que o meia seja mais apreciado por aqui, na visão do lateral.
"No Brasil, o Giorgian é a nível de Zico. Não sei se no Uruguai sabem o que é o Zico para o Flamengo, mas aqui comparam ele ao Zico. Pela quantidade de títulos que ganhou, por ser decisivo. No Uruguai, não se tem a dimensão do que ele é aqui, mas ele está dando. E a última partida já mostrou isso", afirmou.
Com contrato de mais dois anos pela frente, Varela indicou que pretende seguir até o fim do vínculo e pensar em um último vínculo — talvez para se aposentar no Peñarol, seu clube do coração. O lateral admitiu a vontade, mas também deixou em aberto a possibilidade de renovar com o Flamengo.
"Tenho contrato de mais dois anos com o Flamengo. Claro que gostaria de encerrar a carreira no Peñarol, mas não sei o que será amanhã. Tenho claro que vou passar dois anos aqui e só. Como torcedor do Peñarol, joguei lá quando era jovem, não tenho internamente essa obrigação. Pode ser que daqui a dois anos eu renove, é uma coisa em aberto. Quando nos reunimos, projetamos; mas as carreiras são completamente diferentes. Hoje estamos aqui, amanhã não se sabe. Seria muito fácil deixar o torcedor tranquilo, dizendo que iremos. Mas prefiro deixar em aberto", finalizou Varela.
Com Varela provavelmente na equipe titular, o Flamengo entra em campo neste sábado (13), para a semifinal da Copa Intercontinental, contra o Pyramids. O vencedor disputa a final da competição contra o PSG, no Catar. A bola rola a partir de 14h (horário de Brasília).









































