Revista Colorada
·11. November 2025
A revelação de Alessandro Barcellos sobre as mudanças no Gauchão

In partnership with
Yahoo sportsRevista Colorada
·11. November 2025

Na tarde da última segunda-feira, a FGF divulgou as principais informações para a disputa do Campeonato Gaúcho. Com uma nova fórmula de disputa, as 12 equipes foram divididas em dois grupos, com um enfrentando o outro na fase inicial. Os quatro primeiros de cada chave avançam às quartas-de-final, enquanto os dois últimos disputam o quadrangular do rebaixamento.
A mudança foi necessária em virtude das novidades no calendário do futebol nacional para a próxima temporada. Afinal, o Campeonato Brasileiro vai iniciar no final de janeiro, o que resultou na diminuição de datas disponíveis para os estaduais. O limite, até o encerramento do Gauchão, é de 11 partidas.
Fato esse que resultou em questionamentos para o presidente Alessandro Barcellos. Em entrevista concedida para a “Rádio Gaúcha”, antes de importante votação ocorrida no Conselho Deliberativo, o mandatário do Internacional destacou que a federação estadual precisou se adaptar à evolução do futebol nacional.
“A evolução do calendário brasileiro fez com que a federação tivesse que adequar as datas e mudar a fórmula do campeonato de forma que contemplou aquilo que é possível. Nós viemos aqui para corroborar com as decisões que foram tomadas, questionamos algumas questões mais simples, pontuais, mas acho que ficou de bom tamanho”, iniciou o dirigente, que ainda afirmou conhecer alguns detalhes da tabela ainda não divulgados.
“Foi distribuído os grupos e os confrontos e agora com um pouco mais de tempo a federação deve liberar a tabela completa, mas já sabemos quem são os adversários que jogarão em casa, que jogaremos em casa e que jogaremos fora. Está bastante equilibrado em termos de distâncias e acho que essa foi uma preocupação importante que a federação tomou para ela”, finalizou Alessandro Barcellos.









































