Papo na Colina
·4. Dezember 2025
CALDEIRÃO FRIO?”: Campanha em casa assusta e Vasco atinge marca negativa

In partnership with
Yahoo sportsPapo na Colina
·4. Dezember 2025

A derrota para o Mirassol marcou a despedida do Vasco como mandante no Brasileirão 2025 e confirmou uma estatística alarmante. O time encerrou sua participação em casa com apenas 49,1% de aproveitamento, o quinto pior desempenho do clube desde que a competição passou a ter 20 clubes, em 2006.
Os números frios explicam o sufoco na tabela. Em 19 jogos, foram oito vitórias, quatro empates e sete derrotas. Essa campanha supera apenas as tragédias de 2015, 2008 e 2020 (anos de queda) e a fraca temporada de 2019. O dado mais chocante é que o desempenho de 2025 é inferior ao de 2013, ano em que o Vasco também foi rebaixado, mas somou um ponto a mais em casa (29 a 28).
Comparado ao ano passado, o abismo é grande. Em 2024, sob turbulência política, o time teve 61,4% de aproveitamento em seus domínios, conquistando 35 pontos fundamentais. A queda de rendimento em São Januário foi o fiel da balança para o drama atual.

Time de Diniz teve muitas derrotas jogando em casa – Foto: André Durão/ge
A responsabilidade recai sobre o comando técnico. Sob a batuta de Fernando Diniz, o time disputou 13 jogos em casa, com cinco vitórias, três empates e cinco derrotas, um aproveitamento modesto de 53,3% no estádio.
Vale ressaltar que o Vasco mandou jogos em Brasília (Palmeiras e Botafogo) e no Maracanã (Flamengo e Fluminense), mas mesmo em São Januário, o time deixou de ser o anfitrião hostil e temido de outras épocas.

Derrota para Juventude com Coutinho em campo é uma das mais doídas – Foto: Lucas Figueiredo/Getty Images
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News.









































