Esporte News Mundo
·7 November 2025
Multicampeão sugere nova regra inesperada para o futebol; entenda

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·7 November 2025

— Continua depois da publicidade —
O técnico chileno Manuel Pellegrini, atualmente no comando do Betis, surpreendeu ao propor uma mudança drástica nas regras do futebol.
Após a vitória de sua equipe sobre o Lyon por 2 a 0, pela Liga Europa, o treinador, campeão por clubes como Manchester City, Villarreal e River Plate, sugeriu que o futebol adote uma regra semelhante à do basquete: impedir que o time volte a bola para o campo de defesa depois de cruzar o meio-campo.
“Uma regra que melhoraria o futebol seria a bola não poder voltar para o campo de defesa depois que cruzasse o meio-campo. Seria um futebol mais dinâmico e mais perto do gol adversário”, afirmou o chileno, de 72 anos, em entrevista coletiva na quinta-feira (6).
Segundo ele, especialistas já estariam analisando a ideia, que, na sua visão, aumentaria o ritmo das partidas e deixaria o jogo mais interessante para o público.
No basquete, uma regra parecida já existe. As equipes têm oito segundos para ultrapassar a linha central e, uma vez no campo de ataque, não podem recuar para a defesa. Caso o façam, perdem a posse de bola.
Além disso, cada equipe tem 24 segundos para concluir o ataque, um modelo que, segundo Pellegrini, torna o jogo mais fluido e ofensivo.
A sugestão surgiu quando Pellegrini foi questionado sobre uma possível mudança na regra do impedimento, atualmente em discussão pela FIFA.
A proposta em debate tornaria o impedimento válido apenas quando todo o corpo do jogador atacante estivesse à frente do penúltimo defensor, e não apenas parte dele, como acontece hoje. O técnico, porém, minimizou o impacto da mudança.
“É difícil dar uma opinião. Acho que a regra do impedimento, para mim, está correta no momento. E com o VAR, é muito mais fácil evitar erros. Se começarem a verificar se é o corpo todo ou não, isso só vai gerar mais problemas”, ponderou.
Pellegrini encerrou dizendo que o futebol precisa buscar soluções que privilegiem a ofensividade e o dinamismo, e que sua proposta poderia contribuir nesse sentido. “Precisamos estar mais perto do gol adversário”, completou o técnico, cuja equipe teve o brasileiro Antony como destaque na vitória sobre o Lyon. O atacante marcou um golaço por cobertura, comparado pela imprensa espanhola ao primeiro gol de Lionel Messi pelo Barcelona.









































