São Paulo mantém herança da TecFut com aparelho usado por Real Madrid e Bayern, mas não paga pela máscara revolucionária | OneFootball

São Paulo mantém herança da TecFut com aparelho usado por Real Madrid e Bayern, mas não paga pela máscara revolucionária | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: AVANTE MEU TRICOLOR

AVANTE MEU TRICOLOR

·5 de enero de 2026

São Paulo mantém herança da TecFut com aparelho usado por Real Madrid e Bayern, mas não paga pela máscara revolucionária

Imagen del artículo:São Paulo mantém herança da TecFut com aparelho usado por Real Madrid e Bayern, mas não paga pela máscara revolucionária

Uma máscara cheia de fios e fivelas ganhou as atenções de muitos torcedores neste início de ano, em que o São Paulo realiza sua pré-temporada.

A geringonça é o Cosmed K5, um analisador metabólico portátil do condicionamento físico dos atletas, considerado de última geração e um dos mais completos e precisos do mercado. A aparelhagem é usada, por exemplo, pelos gigantes Real Madrid e Bayern de Munique na Europa.


OneFootball Videos


O aparelho não é novidade no clube. O Tricolor já o utiliza desde 2024 em sua categoria sub-20 em Cotia, com bons resultados. O Cosmed K5 chegou ao São Paulo na implantação do já extinto TecFut, que era comandando pelo nutrólogo Eduardo Rauen, demitido após o escândalo das canetas emagrecedoras compradas ilegalmente pelo departamento médico.

Como Rauen foi o responsável pela implementação do TecFut no Tricolor, o clube encerrou o projeto, mas não todos os seus métodos. A máscara é usada para medir parâmetros fisiológicos e metabólicos durante repouso e exercício físico. Ela identifica o quanto uma pessoa respira e usa oxigênio durante atividades físicas, o que é crucial para testes de performance (como VO₂máx), avaliação de condicionamento, prescrição de treino e pesquisa biomédica.

QUANTO CUSTA ESSA BRINCADEIRA?

Com o clube nesta crise financeira sem fim, você pode estar se perguntando, mas com o São Paulo paga esse aparelho de última geração utilizado somente pelos clubes mais ricos do planeta? Aí é que está, não paga nada.

Segundo apurado pelo AVANTE MEU TRICOLOR, cada unidade do Cosmed K5 pode custar entre U$ 35 mil e U$ 65 mil, aproximadamente entre R$ 190 mil e R$ 350 mil na cotação do dia. No entanto, como informou o jornalista Gabriel Fuhrmann, os equipamentos são dos cientistas e dos laboratórios para os quais eles trabalham fora do São Paulo, e não de posse do clube do Morumbi.

MUDOU TUDO

Após polêmicas com o departamento médico e vazamento de informações internas, que culminaram em um verdadeiro desmanche do estafe do São Paulo que trabalha diariamente no CT da Barra Funda, o clube anunciou ainda no final de dezembro de 2025 a contratação de 12 novos nomes para integrar o quadro do futebol profissional a partir de 2026.

As chegadas de novos profissionais são para diversas áreas, que incluem a comissão técnica e o Reffis, esse último tão criticado por conta do grande número de contusões registradas ao longo do ano. Clique aqui e veja todas as 12 novidades contratadas do Tricolor.

Imagen del artículo:São Paulo mantém herança da TecFut com aparelho usado por Real Madrid e Bayern, mas não paga pela máscara revolucionária
Ver detalles de la publicación