Portal dos Dragões
·1 ottobre 2025
Contas da Liga de Clubes aprovadas mas com abstenção do FC Porto

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·1 ottobre 2025
Os clubes, reunidos esta terça‑feira em Assembleia Geral Ordinária da Liga, aprovaram o exercício da época desportiva 2024/2025 tal como apresentado pela Direção e ratificaram o parecer do Conselho Fiscal. A gestão registou um resultado operacional de 230 mil euros e a votação terminou com 25 votos a favor e duas abstenções – do FC Porto e do Académico de Viseu. Benfica, Rio Ave, Tondela, Nacional, U.Leiria e Lusitânia de Lourosa não se fizeram representar na reunião.
O exercício foi dividido entre duas direções executivas: a anterior, liderada por Pedro Proença (julho de 2024 a abril de 2025), e a atual presidida por Reinaldo Teixeira (abril a junho de 2025). Na época anterior, o resultado do exercício foi de 2,6 milhões de euros. O exercício 2024/2025 é o primeiro a espelhar os impactos reais do investimento patrimonial no novo edifício‑sede da Liga, nomeadamente os compromissos associados ao seu financiamento e ao custo global.
As contas agora aprovadas incluem «uma receita extraordinária», de quase dois milhões de euros, «resultante da permuta de terrenos e contratos de apoio» da Câmara do Porto, que não se repetirá.
A Direção Executiva da Liga, liderada por Reinaldo Teixeira, enfatizou o controlo de despesas e o reforço das receitas, com foco na eficiência operacional. O Orçamento e Plano de Atividades para 2025/26 prevê receitas superiores a 31,8 milhões de euros, possibilitando uma distribuição recorde de mais de 10 milhões de euros em dividendos às Sociedades Desportivas e estimando resultados operacionais de 580 mil euros.
Por unanimidade, a Assembleia Geral aprovou a imputação do saldo positivo da exploração comercial das competições e a afetação da verba não executada ao fundo de apoio tecnológico criado em 2017, ao qual as Sociedades Desportivas podem candidatar‑se.