Zerozero
·4 settembre 2025
Presidente do Conselho de Arbitragem admite: «O tempo de jogo tem de aumentar»

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·4 settembre 2025
O presidente do Conselho de Arbitragem, Luciano Gonçalves, fez um balanço dos primeiros meses na função e apontou objetivos para a Federação Portuguesa de Futebol nesta área. Em entrevista à Antena 1, o dirigente falou sobre vários temos e elogiou a arbitragem do último clássico, entre Sporting e FC Porto.
«Gostei muito da arbitragem do João Gonçalves [n.d.r estreante em clássicos]. Foi uma aposta ganha e demonstrou ser um árbitro com muitas capacidades, um árbitro de futuro. Como o João Gonçalves, vamos ter outros árbitros a terem oportunidades de apitar clássicos e dérbis. Todos os árbitros inseridos no futebol profissional têm de estar aptos para estar em qualquer tipo de jogo», confessou.
Luciano Gonçalves comentou também as pressões recentes relativamente à arbitragem e apontou o foco à luta pelo aumento do tempo médio de jogo.
«Não temo que o ruído aumente. Temos também feito um grande investimento na arbitragem e temos uma equipa preparada. Com o aumento do investimento dos clubes é natural existir mais ruído. Temos é de criar condições de respeitabilidade entre todos e que os nossos árbitros tenham tranquilidade.»
«Jogadores, treinadores e árbitros têm de trabalhar em conjunto [mais tempo de jogo]. O tempo de jogo dos nossos campeonatos tem de ter um aumento significativo. Com a nossa qualidade de jogadores, treinadores e árbitros, não podemos ter índices tão baixos nesse aspeto. (...) É um processo e vai demorar o seu tempo, mas estamos a fazer esse caminho», realçou.
Sobre o projeto da arbitragem profissional passar a ser organizada por uma entidade externa, o dirigente apontou alguns passos necessários nesse sentido.
«A entidade externa é um objetivo e é um caminho, não há volta a dar. A Europa toda está a seguir esse rumo e nós não somos diferentes. São precisas várias alterações de leis, lei de bases e no regime jurídico das federações.»