Zerozero
·4 ottobre 2025
Reviravolta para respirar de alívio

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·4 ottobre 2025
Conquistadores de regresso às vitórias. O Vitória SC venceu o Santa Clara (2-1) num jogo marcado pela reviravolta no segundo tempo da equipa vimaranense. Vinícius marcou logo aos 6´minutos mas os golos de Ndoye e Samu, já dentro dos vinte minutos finais, garantiram que os três pontos ficavam no castelo.
O jogo começou muito equilibrado a meio campo porém, ao primeiro erro vitoriano, o Santa Clara aproveitou para se colocar na frente. Passividade inacreditável da defesa vitoriana, Abascal perdeu o duelo com Vinícius, João Mendes e Óscar Rivas ficaram a ver e o brasileiro aproveitou a autoestrada para fazer o primeiro golo do jogo.
Desde então, o Vitória SC foi obrigado a assumir o jogo e a jogar quase sempre em organização ofensiva, mas a qualidade não foi a suficiente para dar a competitividade necessária na partida.
A grande oportunidade dos Conquistadores no primeiro tempo surgiu através de bola parada, quando Rodrigo Abascal cabeceou para uma grande defesa de Gabriel Batista. Depois, a bola andou a rodear a baliza do Santa Clara e Blanco rematou ao poste.
No segundo tempo, a toada foi a mesma porém, com as alterações - Luís Pinto trocou três peças - o Vitória SC ganhou mais armas para ferir o Santa Clara em ataque posicional. Ndoye marcou, mas estava em fora de jogo, e Saviolo atirou à barra de fora da área.
Já perto do quarto de hora final: a remontada. Primeiro, Camara descobriu Samu no corredor direito, este cruzou com o pé direito e, no coração da área, Ndoye apareceu solto de marcação para cabecear para o 1-1. Tudo empatado no castelo.
Cinco minutos depois, na sequência de um canto, Rivas cabeceou para defesa incompleta de Gabriel e, na ressaca, Samu fez o segundo golo do Vitória SC na partida. Explosão de alegria do D. Afonso Henriques!
Até ao fim, os insulares ainda tentaram contrariar a desvantagem mas algum desperdício e inspiração de Castillo - Abascal cortou bola em cima da linha de golo - fez com que os três pontos ficassem mesmo entre as muralhas vimaranenses.
Samu Silva (Vitória SC): O capitão foi herói. Samu decidiu a partida nos seus primeiros 90´ minutos da temporada, depois de regressar de lesão. Assistiu o primeiro, marcou o segundo e fez um belíssimo jogo. Que bem lhe assenta a braçadeira!
Onze do Vitória SC:
Juan Castillo, Miguel Maga, Rodrigo Abascal, Óscar Rivas, João Mendes, Samu Silva, Beni Mukendi, Fabio Blanco, Miguel Nogueira, Noah Saviolo, Nélson Oliveira
Onze do Santa Clara:
Gabriel Batista, Sidney Lima, Frederico Venâncio, MT, Lucas Soares, Pedro Ferreira, Adriano Firmino, Matheus Pereira, Luquinhas, Wendel Silva, Vinícius Lopes
1':
Começou a partida
6':
GOLO Santa Clara! Vinícius Lopes marca
Vinícius Lopes marca o seu 2º golo na prova (8 jogos)
Passividade inacreditável da defesa vitoriana e está feito o primeiro do Santa Clara! Abascal perdeu o duelo com Vinícius, João Mendes e Óscar Rivas ficaram a ver e Vinícius Lopes aproveitou a autoestrada para fazer o golo.
17':
Vitória SC: Rodrigo Abascal
cabeceou para grande defesa de Gabriel Batista, a bola andou a rodear a baliza do Santa Clara e Blanco remata ao poste na ressaca!
17':
Fábio Blanco (Vitória SC) remata ao poste!!!
20':
Vitória SC: Fabio Blanco
estava em boa posição, tinha espaço mas rematou para o segundo anel do D.Afonso Henriques!
46':
Jogo muito aquém das expectativas. O Santa Clara marcou cedo - erro de Abascal e João Mendes - e sente-se confortável sem bola. O Vitória tem tido dificuldades em assumir o jogo e só criou de bola parada.
53':
Noah Saviolo (Vitória SC) remata ao poste!!!
55':
Vitória SC: Fabio Blanco
estava dentro da área com tudo para fazer o golo mas escorregou e não conseguiu o remate!
60':
Santa Clara: Matheus Pereira
apareceu sozinho pela esquerda depois de uma transição e rematou forte, mas Castillo disse presente
73':
GOLO Vitória SC! Alioune Ndoye marca
Alioune Ndoye marca o seu 2º golo na prova (8 jogos)
Está feito o empate! Camara descobriu Samu no corredor direito, este cruzou com o pé direito e, no coração da área, Ndoye apareceu solto de marcação para cabecear para o 1-1
78':
GOLO Vitória SC! Samu Silva marca
Samu Silva marca o seu 1º golo na prova (3 jogos) Samu Silva marcou o seu 6º golo na equipa (49 jogos)
Remonta o Vitória SC! Canto para os Conquistadores, Rivas cabeceia para defesa incompleta de Gabriel e, na ressaca, Samu faz o segundo para explosão de alegria do D. Afonso Henriques
90':
Santa Clara: Serginho
estava solto de marcação dentro da grande área mas rematou muito por cima!
90 +3':
Santa Clara: Brenner Lucas
apareceu solto dentro da área e rematou muito perto da baliza de Castillo!
90 +5':
Santa Clara: Serginho
remata contra o chão e Abascal corta milagrosamente em cima da linha de golo!
90 +8':
O árbitro apita para o final da partida
Melhor em campo:
Samu Silva (VSC) foi, para a redação do
zerozero
, o melhor jogador em campo.