Hugogil.pt
·15 de novembro de 2025
Benfica District avança já: Rui Costa acelera projeto histórico

In partnership with
Yahoo sportsHugogil.pt
·15 de novembro de 2025

Com o processo eleitoral concluído, Rui Costa e a recém-eleita Direção do Benfica vão avançar imediatamente para a próxima etapa do projeto Benfica District, apresentado em julho e considerado estratégico para o futuro da infraestrutura do clube. O projeto encontra-se atualmente em fase de consulta pública, etapa na qual os sócios podem enviar sugestões e terão de se pronunciar formalmente sobre a sua execução.
O passo seguinte será o licenciamento camarário, obrigatório para o arranque das obras. Segundo o plano inicial apresentado pelo Benfica, este processo deveria iniciar-se em novembro e ficar concluído até março de 2026, calendário que a Direção pretende cumprir para evitar atrasos.

Recorde-se que a apresentação pública do Benfica District contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas — entretanto reeleito — que classificou o projeto como «um marco para o Benfica e para a cidade». Também a ministra Margarida Balseiro Lopes esteve presente na sessão.
O investimento previsto é de €220 milhões, com projeções de receitas adicionais anuais de €37 milhões, segundo Nuno Catarino, CFO da SAD e agora vice-presidente para a área financeira do clube. A infraestrutura será financiada num período de 15 anos, que, segundo o Benfica, deverá garantir impacto positivo desde o primeiro ano de funcionamento.

O Benfica District inclui a ampliação do Estádio da Luz — com possibilidade de atingir 80 mil lugares —, uma Arena Multiusos para 10 mil espectadores, dois pavilhões, museu, hotel, residência para atletas, piscina e várias áreas de convívio.
Se o calendário for cumprido, o concurso de construção decorrerá em 2027 e as obras entre junho de 2027 e junho de 2029, a tempo do Mundial 2030.










































