Jogada10
·04 de setembro de 2025
Conmebol elimina Independiente da Sul-Americana por briga de torcida

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·04 de setembro de 2025
A Conmebol anunciou uma punição histórica nesta quinta-feira (4). O Independiente, da Argentina, está eliminado da Copa Sul-Americana 2025. A decisão ocorreu por causa de uma briga de torcidas no jogo de ida das oitavas de final. Com isso, a Universidad de Chile avança para as quartas de final do torneio. O time chileno, portanto, enfrentará o Alianza Lima na próxima fase.
A dura decisão da entidade, de fato, tem um motivo muito claro. O Comitê Disciplinar puniu o clube por “cenas de selvageria”. No jogo de ida, que ocorreu no último dia 21 de agosto, em Avellaneda, torcedores do Independiente atacaram os chilenos. A briga generalizada no estádio do time argentino resultou na eliminação sumária da equipe.
Além da eliminação, os dois clubes sofreram outras sanções pesadas. Tanto o Independiente quanto a Universidad de Chile foram punidos com 14 jogos de portões fechados. A punição vale para jogos da Conmebol, como mandante ou como visitante. A confederação também multou ambos os times em 150 mil dólares (cerca de R$ 817,5 mil).
O clube argentino, contudo, recebeu uma multa extra e ainda mais pesada. A entidade máxima do futebol sul-americano aplicou uma sanção adicional de 100 mil dólares (R$ 545 mil). A punição extra, segundo a nota oficial, foi por causa de atos racistas de sua torcida. A diretoria do Independiente, por fim, ainda não se manifestou publicamente sobre a dura decisão.
Torcedores argentinos encurralaram os chilenos no estádio de Avellaneda – Foto: Reprodução