Gazeta Esportiva.com
·04 de fevereiro de 2026
Corinthians realiza última audiência pública para reforma do Estatuto

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·04 de fevereiro de 2026

O Corinthians realiza nesta quarta-feira (4/2), às 18h, a décima e última audiência pública do processo de reforma estatutária. O encontro ocorre no Teatro Corinthians, na sede social do Parque São Jorge, e convoca conselheiros e associados para debaterem as Disposições Gerais e Transitórias do novo texto, além de estender discussões cruciais sobre Finanças e Regulamentos.
Veja também: Todas as notícias da Gazeta Esportiva Canal da Gazeta Esportiva no YouTube Siga a Gazeta Esportiva no Instagram
Um dos pontos altos do debate é a criação do Regulamento de Contratações. O anteprojeto propõe a obrigatoriedade deste documento em até três meses, estabelecendo critérios rígidos para compras e serviços, com participação direta do setor de Compliance. A medida visa diminuir a discricionariedade da diretoria e garantir que os processos de habilitação e sanções sigam princípios éticos obrigatórios.
A transparência também ganha força com a proposta de vedação de sigilo sobre valores contratuais. Exceto em casos envolvendo atletas e profissionais específicos, o clube passará a ter a regra geral de publicação obrigatória de montantes no Portal da Transparência. Além disso, o texto permite que qualquer associado acione o Conselho de Ética e Integridade caso identifique infrações nestas normas de contratação.
A Comissão de Reforma ressalta que as sugestões não partem apenas do colegiado, mas de um conjunto de contribuições enviadas por sócios e conselheiros. Materiais de reformas anteriores, que não foram implementados em gestões passadas, também foram reaproveitados para enriquecer o debate democrático. Todo o conteúdo histórico e as atas das reuniões de janeiro permanecem disponíveis para consulta física mediante agendamento.
Este encontro encerra o ciclo de audiências abertas. Na próxima segunda-feira (9/2), o Conselho Deliberativo se reunirá para ajustar os tópicos com divergência de redação e finalizar o projeto que irá para votação. O objetivo da diretoria é buscar convergência total entre os atores políticos antes da decisão final no Conselho e na Assembleia Geral, marcando uma virada institucional na governança do Timão.








































