Revista Colorada
·07 de outubro de 2025
Dá para sonhar com Libertadores? Novo estudo atualiza chances do Inter no Brasileirão

In partnership with
Yahoo sportsRevista Colorada
·07 de outubro de 2025
O triunfo do Internacional diante do Botafogo, no último sábado, foi decisivo para as pretensões da equipe na reta final do Campeonato Brasileiro. Afinal, o Clube do Povo abriu 7 pontos para o Vitória, time que abre a zona de rebaixamento da competição nacional, e garantiu uma maior tranquilidade visando as próximas rodadas.
Após o encerramento da rodada, por exemplo, o departamento de estatísticas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), atualizou as chances do Colorado no Brasileirão. A grande notícia foi a queda no risco de rebaixamento, que diminuiu de 16,7%, antes da partida contra o Botafogo, para apenas 7% depois do triunfo no Gigante.
Além disso, muitos torcedores do Internacional passaram a sonhar com uma vaga para a próxima edição da Libertadores da América. Por mais que a distância para a atual zona de classificação ainda seja grande, existe a possibilidade de um G-8 ser aberto, o que diminui a diferença de pontos para apenas 6, em comparação com o São Paulo.
O cálculo da UFMG, contudo, ainda é mais realista visando a disputa por vagas na Libertadores, utilizando o cenário atual da tabela como base. Conforme o estudo, as chances do Internacional disputar a próxima edição do torneio continental é de apenas 2,6%, mas o número deve aumentar se a possibilidade de G-8 for confirmada.
Neste momento, a maior probabilidade é do Clube do Povo disputar a Sul-Americana em 2026. Conforme os cálculos realizados pela UFMG, em 46,2% dos casos o Colorado encerrou o Brasileirão com a vaga na competição continental. Os próximos jogos, portanto, serão vitais para às pretensões da equipe de Ramón Díaz projetando a temporada de 2026.