MundoBola Flamengo
·07 de outubro de 2025
Data Fifa: os jogadores do Flamengo que mais precisam descansar

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·07 de outubro de 2025
A Data Fifa começou, e com ela, a pausa nos jogos do Flamengo e no resto do futebol de clubes. As seleções jogam amistosos preparatórios para a Copa do Mundo 2026.
O Brasil, por exemplo, está na Ásia para enfrentar Coreia do Sul e Japão, nos dias 10 e 14, respectivamente. A equipe de Filipe Luís saiu ilesa, já que não teve jogadores convocados. Isso é importantíssimo para o descanso desses jogadores, e também, para que o técnico possa treinar com time completo.
Para alguns jogadores do Flamengo, o período de descanso será muito importante. O time vinha caindo de produção e isso pode estar ligado, também, ao aspecto físico. Nessa altura da temporada, há jogadores ultrapassando a marca de 50 jogos no ano e com mais de quatro mil minutos jogados.
O MundoBola Flamengo traz um levantamento com os jogadores que somam mais minutos na temporada. Ou seja, são os nomes que mais entram em campo e mais precisam descansar.
É claro que é preciso treinar para voltar melhor do que antes, mas o tempo sem jogo também pode fazer bem para alguns jogadores. Há três que já ultrapassaram a marca dos quatro mil minutos no ano.
O goleiro Rossi é o que mais entrou em campo, com 4.590 minutos em 51 jogos em 2025. Pela posição, é comum e o desgaste pode ser menor.
Mas a dupla de zaga está bem desgastada. Léo Ortiz e Léo Pereira aparecem logo em seguida, mostrando que, realmente, jogaram bastante na temporada e precisam de um tempo de recuperação.
Danilo foi pouco acionado e Filipe Luís centralizou a zaga nesses dois jogadores. Ortiz jogou um pouco mais, com 4.187 minutos em 49 jogos, enquanto Léo Pereira jogou por 4.035 minutos em 46 partidas.
Artilheiro do Flamengo, Arrascaeta aparece em seguida e é o único fora do sistema defensivo com mais de três mil minutos: 3.435. De Luiz Araújo para baixo, todos aparecem com menos de três mil minutos.
O último do Top 10 é Erick Pulgar, com 1.993 minutos e 26 jogos. O volante não joga desde a derrota por 4 a 2 para o Bayern de Munique, na Copa do Mundo de Clubes.
Ele se recupera de fratura no quinto metatarso do pé direito. Mesmo assim, figura na lista e está na frente de nomes como o de Pedro e De La Cruz.
Vale salientar que alguns reforços ainda não aparecem na lista por chegarem com a temporada em andamento.
São os casos de Jorginho, Samuel Lino e Saúl. O trio em questão tem jogado a maioria das partidas do Flamengo desde que chegaram, mas ainda não figuram no Top 10 por conta da chegada no meio do ano.
Com base em tudo isso, talvez os nomes que mais precisem de uma boa recuperação física sejam Léo Pereira, Ortiz e Arrascaeta, que têm jogado com frequência nos últimos jogos antes da pausa para a Data Fifa.
É a primeira Data Fifa desde 2019 que o Flamengo não tem nenhum jogador convocado. Isso é importante para a recuperação e para os treinos visando a reta final da temporada.
Um dos que mais agradece é Arrascaeta. Dos jogadores com mais minutos no ano, ele é o selecionável com maior minutagem, já que Rossi, Ortiz e Léo Pereira não são tão cotados quanto ele.
O craque do Flamengo costuma ser convocado pelo Uruguai, e Marcelo Bielsa nunca o deixa de fora. Varela, Matías Viña e De La Cruz são outros uruguaios do Flamengo que costumam ser convocados.
Dessa vez, o Uruguai deixa Arrascaeta e seus companheiros de fora. Isso se torna ainda mais importante por conta do local onde os amistosos vão acontecer. O Uruguai vai jogar na Malásia, o que deixaria os jogadores do Flamengo exaustos pela longa viagem.