FPF e Penalty desenvolvem nova bola do Paulistão com participação direta dos atletas | OneFootball

FPF e Penalty desenvolvem nova bola do Paulistão com participação direta dos atletas | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Gazeta Esportiva.com

Gazeta Esportiva.com

·10 de novembro de 2025

FPF e Penalty desenvolvem nova bola do Paulistão com participação direta dos atletas

Imagem do artigo:FPF e Penalty desenvolvem nova bola do Paulistão com participação direta dos atletas

A Federação Paulista de Futebol (FPF) e a Penalty realizaram uma série de visitas técnicas aos clubes que disputam o Paulistão 2026 para avaliar os protótipos da nova bola oficial da competição. O novo modelo será revelado nesta terça-feira, em São Paulo, durante o evento de lançamento do torneio.

Testado por atletas

O projeto foi testado pelos atletas das equipes, que experimentaram em campo os modelos com tecnologias exclusivas. O objetivo da ação foi entender melhor a percepção dos jogadores em relação a aspectos como controle, trajetória, aderência e resistência em diferentes condições de jogo.


Vídeos OneFootball


“Tivemos pela primeira vez a possibilidade de contar diretamente com os atletas na escolha do modelo da bola do campeonato. Quando fizemos a proposta, a adesão dos atletas e das comissões técnicas foi de imediato, topando participar com a máxima atenção e dedicação em cada teste e em cada feedback. Eles foram incríveis”, diz Renato Almeida, diretor de Integração e Desenvolvimento da FPF.

Hugo Souza, goleiro do Corinthians, e Rafael, arqueiro do São Paulo, foram alguns dos atletas que participaram da escolha do modelo.

“Nós que somos responsáveis pelo espetáculo, vamos dizer assim, e isso dá voz para nós. Acredito que o jogador precisa ter cada vez mais voz no futebol”, disse Hugo.

Tecnologia e inovação

Roberto Estefano, fundador da Penalty, comentou sobre o que esse novo modelo significa para a marca e para o esporte.

“A nova bola representa o máximo de tecnologia e inovação, ela mantém a Penalty na vanguarda do esporte, ao ser produzida a seis mãos, em parceria com a Federação Paulista de Futebol, atletas e especialistas, em uma ação inédita. Ela é o reflexo do nosso compromisso em transformar cada produto em uma experiência que fortalece a conexão emocional com o esporte, além de impulsionar nossa presença e consolidar nossa marca no mercado nacional e internacional”, afirmou.

Reclamações de Neymar

Em fevereiro, após a derrota do Santos por 2 a 1 para o Corinthians na nona rodada do Campeonato Paulista, Neymar reclamou da bola utilizada pela Federação no torneio.

“Com todo respeito à Penalty, que é a patrocinadora da bola, tem que melhorar a bola. Outro dia o Filipe Luís falou e eu concordo com ele. Essa bola é muito ruim. Tem que melhorar um pouco mais”, disse o camisa 10, em entrevista pós jogo.

Saiba mais sobre o veículo