oGol.com.br
·14 de outubro de 2025
Japão amplia invencibilidade contra campeões do mundo

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·14 de outubro de 2025
O Brasil foi surpreendido pelo Japão nesta terça-feira (14) e perdeu de virada o amistoso realizado no Ajinomoto Stadium. Além de ser a 15ª partida de invencibilidade jogando em seus domínios, a seleção nipônica ainda atingiu uma marca curiosa: agora são cinco jogos sem perder contra ex-campeões do mundo.
Curiosamente, a seleção brasileira foi a última dona de uma taça de Mundial a vencer os japoneses, em amistoso realizado em junho de 2022, com Neymar marcando de pênalti o único gol do triunfo da equipe comandada por Tite, em Tóquio. Dentre os que entraram em campo naquele dia (contando os titulares e as seis substituições feitas), Casemiro, Paquetá, Vini Júnior, Bruno Guimarães e Gabriel Martinelli voltaram a jogar hoje.
Depois disso, o Japão foi para a Copa do Mundo e saiu dela poderoso. Foi a primeira colocada no Grupo E, que tinha Espanha e Alemanha, vencendo os alemães na estreia por 2 a 1, placar que repetiria na última rodada da fase de grupos, contra os espanhóis, depois de ter perdido para a Costa Rica.
Naquela Copa, aliás, os japoneses poderiam ter cruzado o caminho do Brasil nas quartas de final, mas foram eliminados pela Croácia nos pênaltis, depois de estarem vencendo o jogo e sofrerem o empate no segundo tempo. O filme, inclusive, parecia repetido, pois em 2018 os japoneses chegaram a fazer 2 a 0 na Bélgica nas oitavas e permitiram a virada, deixando os belgas para encerrarem o caminho dos brasileiros nas quartas.
Depois daquela Copa, foram mais dois amistosos do Japão contra campeões do mundo, sempre sob o comando do técnico Hajime Moriyasu. Primeiro, em março de 2023, um empate em 1 a 1 com o Uruguai, mais uma vez em Tóquio. Depois, em setembro daquele ano, uma goleada histórica para cima da Alemanha, por 4 a 1, em Wolfsburg, no jogo que encerrou o caminho de Hans Flick no comando da equipe alemã.
Se a vitória contra o Brasil foi a primeira em 14 jogos na história, sendo que contra a os espanhóis também tinha sido o primeiro triunfo (apenas dois jogos), e os alemães agora são "fregueses", com duas derrotas, um empate e uma vitória contra a seleção japonesa.
Ao vivo
Ao vivo