oGol.com.br
·25 de novembro de 2025
River é eliminado nos acréscimos, fecha ano em branco e pode ficar fora da Libertadores

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·25 de novembro de 2025

O ano 2025 chegou ao fim para o River Plate e, não é exagero dizer, que se tratou de um dos piores desempenhos da equipe no século. Nesta segunda-feira (24), os Millonarios se despediram do Torneio Clausura com um duro revés.
Após sair atrás no marcador, o River chegou a virar a partida contra o Racing, mas viu o adversário retomar a dianteira no confronto com requintes de crueldade. Aos 28 da etapa final, o placar ficou igualado com um gol contra de Martínez Quarta.
Aos 48 da etapa final, o Racing chegou à vitória em um lance de grande bate e rebate na área. Depois de muito insistir, a equipe concretizou o o triunfo por 3 a 2 nas oitavas de final do Clausura.
Agora, os Millonarios vivem uma situação curiosa. Com o quarto lugar na tabela geral do futebol argentino em 2025, o River Plate depende de rivais para garantir a sétima e última vaga do país na próxima edição da Copa Libertadores.
Até o momento, seis equipes estão classificadas para a competição - o Platense, campeão do Apertura, o Independiente Rivadavia, campeão da Copa, além do Rosario Central, Argentinos Juniors e Boca Juniors, os três melhores colocados na tabela agregada.
Para conseguir um posto, o River necessita que o campeão do Clausura seja uma equipe que já tenha assegurado um lugar na Libertadores - portanto torce por Boca, Argentinos Juniors e Lanús, campeão da Copa Sul-Americana.
Entender o calendário de competições na Argentina não é das tarefas mais fáceis. Um exemplo disso é bem recente, quando o presidente da AFA (Associação do Futebol Argentino), Claudio Tapia, decidiu criar um novo campeão com a disputa do Clausura em andamento.
Líder em pontos somados entre o Apertura e o Clausura, essencialmente os dois turnos do torneio nacional, o Rosario Central ficou com um troféu na Argentina em 2025 na chamada Tabla Anual.
Somente nesta temporada, o país vai contar com outros cinco campeões além da tabela anual - Apertura, Clausura, Copa da Argentina, Supercopa Internacional e Supercopa Argentina.
Dessas seis possibilidades nacionais, o River teve cinco chances de faturar um caneco. E falhou em todas. Antes de cair para o Racing, a equipe deixou o Apertura, com revés para o Platense, na Copa, para o Independiente Rivadavia, na Supercopa, com o Talleres, além do somatório geral.
Ainda nesta temporada, o River Plate parou nas quartas de final da Copa Libertadores e se despediu do Mundial de Clubes ainda na fase de grupos.
Em seu retorno ao clube, o técnico Marcelo Gallardo faz trabalho muito aquém da vitoriosa era compreendida entre 2014 e 2022. Grande rival dos brasileiros na América do Sul, os Millonarios podem sofrer o golpe de misericórdia com a ausência na próxima Libertadores.









































