oGol.com.br
·06 de janeiro de 2026
Submissão ao Chelsea? Saída de Rosenior aquece debate sobre multipropriedade de clubes na França

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·06 de janeiro de 2026

A saída de Liam Rosenior para a Inglaterra - anunciada esta terça-feira - marca uma "nova etapa vexatória na submissão do Strasbourg ao Chelsea", segundo um grupo de torcedores do clube francês, que expressou duras críticas à decisão e a Marc Keller, presidente do clube.
A "Federação dos Torcedores do Racing Club de Strasbourg" emitiu um comunicado contundente sobre a questão da multipropriedade (o Strasbourg faz parte do grupo de investimento BlueCo, que também possui o Chelsea), pedindo a demissão de Keller e destacando um "problema estrutural" que coloca o futebol francês "em risco".
"A transferência de Liam Rosenior é mais uma fase, vexatória, da submissão do Racing ao Chelsea. Há dois anos e meio, junto com outros, tentamos alertar sobre essa situação. O problema vai muito além do impacto esportivo no meio da temporada e das ambições de um jovem treinador. Ele é estrutural: é o futuro do futebol de clubes francês que está em jogo", afirma o comunicado.
"Cada nova ação de Marc Keller, cada minuto a mais à frente do clube, é um insulto ao trabalho incrível realizado antes de 2023. O que muitos viram como um exagero em setembro passado parece cada vez mais um conselho sensato: é hora de sair. Agora."
A entidade também informa que irá "coordenar-se estreitamente com as outras três associações ativamente envolvidas na luta contra a multipropriedade" para definir as "próximas ações" relacionadas a este tópico.
Marc Keller já comentou a saída do treinador, através de uma mensagem compartilhada pelos meios oficiais do clube: "Agradeço a Liam Rosenior pelo trabalho que ele e sua equipe realizaram. Este período permitiu que o Racing desse passos importantes, continuasse seu progresso e se tornasse um clube ainda mais ambicioso."
Vale lembrar que a conexão entre o Strasbourg e o Chelsea tem sido alvo de duras críticas recentemente, uma vez que os dois clubes - que pertencem ao mesmo grupo - têm realizado várias transferências de jogadores entre si. Agora, foi a vez de Liam Rosenior, técnico que deixou um projeto europeu na França para o atraente campeonato inglês. Apesar de não estar entre as principais forças da França, a equipe tem tradição e foi campeã nacional em 1978/79.
O modelo foi muito debatido na França recentemente por conta de um personagem conhecido no futebol brasileiro: John Textor. O empresário foi forçado a sair do Lyon, que chegou a correr risco de rebaixamento. O clube é de propriedade da Eagle Football Holdings, mesma da SAF do Botafogo.









































