Coluna do Fla
·20 de fevereiro de 2026
Técnico do Bayern, Kompany condena declaração de José Mourinho sobre racismo contra Vini Jr

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·20 de fevereiro de 2026

Técnico do Bayern de Munique (ALE), Vicent Kompany concedeu entrevista nesta sexta-feira (20) e comentou sobre o caso de racismo sofrido por Vini Jr em jogo do Real Madrid (ESP) contra o Benfica (POR). Além disso, o treinador condenou as declarações de José Mourinho após o embate.
“Quando você assiste à jogada em si e como Vini reagiu, essa reação não pode ser fingida. Dá para ver que foi uma reação emocional. Não vejo nenhum benefício para ele em ir até o árbitro e colocar toda essa angústia sobre os ombros dele. E para mim, o que aconteceu depois do jogo é ainda pior. José Mourinho basicamente atacou o caráter de Vini Jr. Usar o tipo de comemoração do Vini para desacreditar do que ele estava fazendo foi um erro enorme em termos de liderança.
Aconteceu muitas vezes com Eto’o, com Balotelli… Foi culpa da comemoração deles também? Além disso, Mourinho mencionou o nome de Eusébio. Ele disse que o Benfica não pode ser racista porque o melhor jogador de todos os tempos foi Eusébio. Você sabe o que os jogadores negros tiveram que passar nos anos 60? Ele estava lá para viajar com Eusébio em todos os jogos fora de casa e ver o que ele passou? Usar o nome dele para criticar o Vini Jr? Para ser honesto, eu não me vejo em muitas das coisas que estão acontecendo hoje, então não quero fazer parte de um grupo ou de outro.
Conheci 100 pessoas que trabalharam com José Mourinho. Nunca ouvi ninguém dizer nada de ruim sobre ele. Todos os jogadores o adoram. Eu entendo a pessoa que ele é, entendo que ele luta pelo seu clube. Sei que, no fundo, ele é uma boa pessoa. Não preciso julgá-lo por isso. Mas também sei o que ouvi. Entendo o que ele fez, mas ele cometeu um erro. Espero que isso não aconteça novamente, e poderemos seguir em frente juntos”, disse.
Após a partida do Real Madrid contra o Benfica, José Mourinho afirmou que Vini Jr errou ao dançar na bandeirinha de escanteio após balançar as redes. Ou seja, o técnico português colocou a culpa no brasileiro pela histeria e pelo racismo sofrido em jogo da Champions League.
Vini Jr, apesar da triste situação dentro de campo, continuou em campo e garantiu a vitória do Real Madrid sobre o Benfica por 1 a 0. Sendo assim, o time espanhol pode até empatar o duelo de volta que estará classificado para as oitavas de final da Champions League.
Ao vivo









































