Papo na Colina
·08 de outubro de 2025
Vasco domina o alto e tem o ataque mais letal do Brasileirão, veja

In partnership with
Yahoo sportsPapo na Colina
·08 de outubro de 2025
O Vasco da Gama tem se destacado no Campeonato Brasileiro de 2025 por dois fatores que refletem bem o estilo de jogo implementado por Fernando Diniz: eficiência ofensiva e domínio pelo alto. Segundo levantamento do perfil Por Fora das Quatro Linhas (@pfqloficial), o Cruzmaltino é o time com maior precisão em duelos aéreos na competição, vencendo 361 das 663 disputas, o que representa 54,4% de aproveitamento — o melhor índice entre todos os clubes da Série A.
O desempenho aéreo se reflete diretamente nos resultados. Desde a estreia de Diniz, o Vasco marcou 35 gols, superando inclusive Palmeiras e Flamengo, ambos com 33 no mesmo período. O número reforça o poder ofensivo da equipe, que tem média próxima a dois gols por partida em 19 jogos sob o comando do treinador.
Mesmo com o artilheiro Pablo Vegetti atravessando seu maior jejum de gols com a camisa cruzmaltina, a bola aérea segue sendo uma arma letal. Dos 35 gols marcados com Diniz, 13 nasceram de jogadas pelo alto — três deles na goleada por 4 a 3 sobre o Vitória, na última rodada, em São Januário.
Equilíbrio ainda é desafio
Apesar do ótimo desempenho ofensivo, o Vasco ainda tenta corrigir falhas na defesa. No mesmo recorte, a equipe sofreu 30 gols, o quarto pior desempenho do Brasileirão — à frente apenas de Fortaleza (36), Bragantino (32) e Vitória (31).
Grande parte dos gols sofridos vem de bolas paradas e transições rápidas, pontos que o treinador pretende ajustar durante a pausa para a Data Fifa. O período será importante também para a recuperação do zagueiro Carlos Cuesta, desfalque nos dois últimos compromissos devido a uma lesão na coxa.
Diniz espera usar o tempo livre para retomar a consistência defensiva apresentada nos primeiros jogos do colombiano como titular e, assim, consolidar o equilíbrio entre ataque e defesa.
Fernando Diniz em Vasco x Vitória pelo Brasileirão 2025 — Foto: Thiago Ribeiro/AGIF
Olho na tabela
Com 33 pontos e ocupando a 11ª colocação, o Vasco busca se afastar da zona de rebaixamento — atualmente oito pontos acima do Vitória, primeiro time dentro do Z-4.
O desafio do time agora é manter o bom volume ofensivo sem precisar viver “no limite” em jogos de alto risco. Se conseguir ajustar o sistema defensivo, o Cruzmaltino pode sonhar em brigar mais próximo da parte de cima da tabela.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News