Hugogil.pt
·18. Februar 2026
Leitura labial sobre Vini e Prestianni explode nas redes

In partnership with
Yahoo sportsHugogil.pt
·18. Februar 2026

O caso do alegado racismo no Benfica versus Real Madrid continua a crescer, e ganhou agora um novo capítulo nas redes sociais. Nas horas seguintes ao jogo na Luz, que foi interrompido perto de dez minutos após Vinícius Júnior acusar Gianluca Prestianni de o ter insultado, um vídeo atribuído ao especialista em leitura labial Gustavo Machado começou a circular, com uma interpretação do que terá sido dito nos momentos mais tensos.
No vídeo, Machado faz dobragem de frases que, segundo ele, terão sido proferidas por Vinícius Júnior logo após o golo e durante a discussão com o jovem argentino, incluindo a repetição da acusação ao árbitro de que tinha sido chamado “macaco”. O autor explica ainda o método que usa, como rever imagens em loop, ampliar a zona da boca, usar câmara lenta e procurar ângulos alternativos, incluindo vídeos de adeptos, jornalistas e repetições da transmissão.
Este tipo de conteúdo, no entanto, não substitui qualquer apuramento oficial. A UEFA já anunciou diligências e recolha de elementos, com versões em choque, Vinícius mantém a acusação, Prestianni nega, e o Benfica diz apoiar a versão do jogador, pedindo rigor no esclarecimento.
Enquanto o processo avança, o tema continua a dominar manchetes, e a alimentar guerra de narrativas num caso que exige provas, e não julgamentos instantâneos.









































