Zerozero
·18. Februar 2026
Presidente da FIFA «chocado e entristecido» com acusação de racismo no Benfica - Real Madrid

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·18. Februar 2026

O presidente da FIFA, Gianni Infantino, reagiu esta quarta-feira, através das suas redes sociais, à polémica em que Vinícius Júnior acusou Gianluca Prestianni de o ter insultado de forma racista durante o Benfica - Real Madrid (0-1), na primeira mão do playoff da Liga dos Campeões.
«Fiquei chocado e entristecido ao ver o suposto incidente de racismo contra Vinícius Júnior na partida da Liga dos Campeões entre Benfica e Real Madrid», começou por escrever o dirigente.
«Não existe absolutamente nenhum espaço para o racismo no nosso desporto e na sociedade - nós precisamos que todas as partes interessadas relevantes tomem providências e responsabilizem os culpados», pode ler-se ainda.
Infantino sublinhou também a importância do protocolo de ação imediata por parte das autoridades do futebol para combater qualquer forma de discriminação.
«Na FIFA, através da Iniciativa Global Contra o Racismo e do Painel de Voz dos Jogadores, estamos comprometidos em assegurar que os jogadores, dirigentes e adeptos sejam respeitados e protegidos, e que as medidas devidas sejam tomadas quando ocorrem incidentes. Eu saúdo o juiz, François Letexier, por ativar o protocolo antirracismo ao usar o gesto dos braços para interromper o jogo e gerir a situação», acrescentou.
«A FIFA e o futebol oferecem total solidariedade às vítimas de racismo e de todas as formas de discriminação. Eu continuarei sempre a reiterar: Não ao racismo! Não a qualquer forma de discriminação», concluiu.









































