Revista Colorada
·13 de octubre de 2025
Diretor da CBF defende mudança polêmica na Copa do Brasil

In partnership with
Yahoo sportsRevista Colorada
·13 de octubre de 2025
No início de outubro, em evento ocorrido no Rio de Janeiro, a CBF realizou uma série de anúncios visando a temporada de 2026. Praticamente todas as competições do país foram alteradas, mas a principal novidade envolve a Copa do Brasil, competição que o Internacional sonha em conquistar no ano que vem.
Além do aumento dos times, ficou definido que todas as equipes da primeira divisão, inclusive o Clube do Povo, vão ingressar apenas na quarta fase da competição nacional. Além disso, a final será disputada em jogo único, com a meta sendo a escolha de um estádio “neutro”, buscando o equilíbrio entre as equipes.
Diante deste cenário, Júlio Avellar, diretor de competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), se pronunciou. Conforme o portal “Resistência Colorada”, o dirigente defendeu o teste de realizar a final em jogo único, ponto que foi alvo de algumas críticas por parte de torcedores e da imprensa.
“A gente está testando isso pela primeira vez e tudo pode ser revisto. se trata de um novo conceito para o Brasil, que a gente está disposto a tentar. Ter uma final única significa, uma data a menos. E uma data a menos no calendário é valiosíssimo”, iniciou o diretor de competições, que reforçou os pontos positivos da alteração na fórmula de disputa.
“É uma mudança que a gente entende como benéfica. Agora, vamos testar. Vamos ver como reage. E, também, a CBF não está fazendo nada diferente do que se faz no mundo inteiro. A final da Libertadores, da Sul-Americana, também é organizada em um jogo. Todas elas tiveram resistências quando anunciaram essas mudanças para final única. E a gente sabe que essa resistência pode existir. Mas, a gente entende que é o momento de tentar”, finalizou o dirigente da CBF.