MundoBola
·13 febbraio 2026
Lenda do Surf aconselha Vini Jr sobre ambição e volta ao Flamengo

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·13 febbraio 2026

O campeão mundial e medalhista olímpico de surfe, Ítalo Ferreira, não esconde de ninguém sua paixão pelo Flamengo. Em entrevista exclusiva concedida à "ESPN", o atleta fez uma análise do atual momento do time comandado por Filipe Luís, elogiou nomes do elenco e projetou um futuro retorno de Vini Jr ao Mais Querido.
Amigo do atacante do Real Madrid, Ítalo foi questionado sobre a possibilidade de Vini voltar a vestir o Manto Sagrado no futuro. Usando sua própria experiência de vida como paralelo, o surfista fez uma reflexão sobre como a ambição profissional muitas vezes contrasta com a necessidade de retornar às raízes para reencontrar a felicidade plena.
Para Ítalo, a conexão com o Brasil e com o Flamengo seria um diferencial para a felicidade do jogador em um eventual retorno. Ele comparou a situação com seus próprios momentos de paz em Fernando de Noronha, longe da pressão das competições.
"Eu acho que ele iria ficar amarradão, voltar para o Flamengo, voltar para o Brasil. Porque assim, quem mora nesse país e que vive isso aqui, cara, tem uma paixão fora do normal", iniciou Ítalo.
O campeão mundial aprofundou o raciocínio sobre a busca pelo sucesso europeu versus a qualidade de vida no local de origem:
"Às vezes a gente acaba sendo tão ambicioso na vida, depois volta para o que você cresceu vivendo, né? Que é praia, que é estar de board short ali, que é estar jogado, dando risada, se divertindo, surfando o dia inteiro. Então assim, eu acho que ele se sentiria feliz também aqui. Dependendo de como seria a dinâmica, se fosse Flamengo, provavelmente", afirmou.
Além de falar sobre o amigo, Ítalo analisou de forma direta o desempenho do Flamengo dentro de campo. O clube vem de um ano mágico em 2025, quando conquistou a Supercopa do Brasil, o Carioca, o Brasileirão e a Libertadores.
No entanto, o início de 2026 apresenta dificuldades, incluindo o vice-campeonato da Supercopa para o Corinthians e o sufoco para avançar ao mata-mata do Estadual.
Na visão do surfista, o elenco sofreu com a ressaca das conquistas recentes.
"Os caras se empolgaram, esqueceram que trocou o ano e estavam perdendo no Carioca. Agora, voltaram a vencer e se entregar nas competições. São momentos para tudo. Você tem altos e baixos e vai se moldando conforme o jogo vai acontecendo", avaliou.
O fortalecimento do elenco também foi pauta. Ítalo fez questão de exaltar nomes como Arrascaeta, Pedro e Everton Cebolinha ("Cebolinha joga pra caramba, é brabo"). Porém, o destaque especial ficou para o retorno de Lucas Paquetá.
"O Paquetá foi uma das maiores contratações nos últimos anos. Menino que se entrega, tem talento e que está se adaptando ao novo elenco", destacou.
Por fim, o atleta revelou manter contato frequente com outro destaque do futebol europeu: o atacante Matheus Cunha, atualmente no Manchester United. Ao comentar sobre a Seleção Brasileira, Ítalo foi taxativo ao defender a presença do amigo na próxima Copa do Mundo, ao lado de Vini Jr e Neymar.
"Para mim, nos últimos anos, o Cunha tem sido o melhor jogador. O Cunha tem que jogar a Copa do Mundo. Se não jogar junto com o Vini e o Neymar, os caras vão ficar para trás", concluiu o surfista.
Ítalo Ferreira é um dos grandes surfistas brasileiros da história, tendo conquistado o título mundial do WSL 2019 e ouro olímpico nas Olimpíadas de Tóquio 2020.









































