Hugogil.pt
·12 de dezembro de 2025
ERC trava Benfica FM enquanto Porto Canal mudou sem entraves

In partnership with
Yahoo sportsHugogil.pt
·12 de dezembro de 2025

Particularmente interessante é o facto de a Benfica FM ir hoje para o ar apenas em formato online, sem frequência de rádio. Não por opção do clube, mas porque a ERC não permite que o Benfica altere a tipologia da programação da frequência que adquiriu.
Convém lembrar: o Benfica comprou legalmente a frequência da Batida FM. No entanto, a ERC tem sistematicamente bloqueado a conversão dessa frequência para uma tipologia desportiva, impedindo que a Benfica FM emita em FM.
Curiosamente – ou talvez não – o Porto Canal pôde alterar a sua natureza e programação sem qualquer entrave relevante. Tudo normal, tudo tranquilo, tudo aprovado. Um Canal que recebeu dinheiros públicos das autarquias, algo que a Benfica TV ou a Benfica FM nunca o receberam ou têm intenções de receber. E o que disse a ERC sobre isso? Como estão processos que contraordenação que envolvem o Porto Canal?
São aquelas coincidências muito portuguesas. Umas televisões financiadas com dinheiro públicos podem mudar, as rádios adquiridas sem investimento público não. Uns clubes podem comunicar, outros ficam limitados ao online. A ERC tem medo de mais um sucesso?
Depois admiram-se que se fale em critérios diferentes, condicionamentos e falta de igualdade. Não é teoria da conspiração: são factos administrativos com impacto direto na comunicação de um clube.
Mas claro, deve ser só mais uma coincidência.









































