Gazeta Esportiva.com
·07 de dezembro de 2025
Como mandante, Corinthians defende tabu de mais de 20 anos contra o Juventude

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·07 de dezembro de 2025

O Corinthians se despede do Campeonato Brasileiro de 2025 neste fim de semana e tenta reencontrar os caminhos da vitória diante do já rebaixado Juventude. A bola rola às 16h (de Brasília) deste domingo, na Neo Química Arena, pela 38ª e última rodada da competição nacional.
Os comandados do técnico Dorival Júnior buscam dar uma resposta à torcida após a sequência negativa de três jogos sem vencer. Para isso, o Timão tem ao seu lado o retrospecto positivo como mandante contra o Juventude — já são mais de 20 anos de invencibilidade atuando em casa.
O Corinthians não sabe o que é perder para o Juventude como mandante desde 2004, mais precisamente desde o dia 2 de outubro daquele ano. Na ocasião, o Alvinegro paulista do técnico Tite foi superado por 2 a 1, no Pacaembu, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. Sandrinho e Raone marcaram para o Jaconero, enquanto Alberto descontou.
Naquele jogo, o Corinthians mandou a campo a seguinte escalação: Fábio Costa; Anderson Cléber, Váldson, Betão e Edson Sitta; Wendel, Fabinho e Rosinei Adolfo; Vinícius Fininho, Alberto e Gil. Marcelo Ramos, Filipe Alvim e Jô foram acionados com o decorrer da partida.
De lá para cá, o Timão nunca mais perdeu para o Juventude jogando em casa. Entre mais jogos no Pacaembu e outros já na Neo Química Arena, são 21 anos de invencibilidade e oito partidas, com cinco vitórias do Alvinegro e três empates, o que representa um aproveitamento de 75%. Foram 17 gols marcados e oito sofridos.
Um jogo marcante entre Corinthians e Juventude aconteceu pelo Campeonato Brasileiro de 2006. Na ocasião, a equipe corintiana venceu o rival gaúcho por 5 a 3 em um jogo de oito gols, no Pacaembu, pela 38ª rodada. Edson Sitta, Roger (2x), Marquinhos Silva e Amoroso anotaram os gols do Timão, e Cristiano Tiririca (2x) e Marcel fizeram para o time jaconero.
Já em 2008, as duas equipes voltaram a se enfrentar, mas pela Série B do Brasileirão, no único rebaixamento do Corinthians até então. Na oportunidade, o Alvinegro bateu o adversário de Caxias do Sul por 2 a 0, graças a gols de Fabinho e Germán Herrera.
A partir deste 2009, o Corinthians retornou à Série A, enquanto o Juventude seguiu na Segunda Divisão. O clube gaúcho só voltou à elite em 2021.
O último encontro entre as equipes foi pela Copa do Brasil de 2024. O Corinthians havia saído em desvantagem no primeiro jogo das quartas de final, mas buscou o resultado. O Timão ganhou do Juventude por 3 a 1 na Neo Química Arena e avançou às semifinais com 4 a 3 no agregado.
Os péssimos números do Juventude fora de casa no Brasileirão também animam o Corinthians, que mira encerrar o torneio com uma vitória diante de sua torcida. O Jaconero é o segundo pior visitante da competição, com 13 derrotas, dois empates e somente três triunfos, com um aproveitamento de 20,3%. Foram 42 gols feitos e apenas 13 marcados.
Para além disso, o Juventude também é dono da segunda pior defesa da Série A, com 68 gols sofridos em 37 jogos. O time gaúcho fica atrás apenas do Sport, que também já foi rebaixado e sofreu 71 gols.
O Jaconero ainda tem a terceira pior campanha do returno do Brasileirão, com apenas 17 pontos conquistados. Em 18 jogos, foram quatro vitórias, cinco empates e nove derrotas, totalizando 31,4% de aproveitamento.
O Corinthians ocupa a décima colocação na tabela, com 46 pontos. O Alvinegro paulista já não briga mais por uma vaga na Libertadores, mas pode se classificar à Copa Sul-Americana. Por outro lado, o time também não corre nenhum risco de queda.
Do outro lado, o Juventude já está rebaixado há duas rodadas e figura na vice-lanterna, com 34 pontos — tem nove a menos que o Fortaleza, primeira equipe fora do Z4.









































